Encerrou-se neste último domingo (13) a festividade que reúne as tradições italianas da cidade de Turvo. A 25ª Festa do Colono e 17ª Arrancada Catarinense de Tratores movimentou o Parque de Eventos Prefeito Ires Olivo e celebrou durante quatro dias suas raízes culturais, com entrada gratuita e presença do Colégio Satc, a festa contou com uma programação recheada de muito entretenimento.

No evento, o Colégio Satc marcou presença, divulgando as duas frentes de atuação da instituição, a Satc Negócios e a Satc Educação. Destacando os serviços para pessoas físicas e empresas, disponibilizando soluções educacionais para os dois segmentos. O público pôde interagir no stand do colégio por meio da roleta de brindes, tirando as dúvidas e conhecendo melhor sobre o que o colégio, que possui uma unidade no município, pode oferecer.

“A Festa do Colono proporciona uma reflexão muito importante para nós valorizarmos nossos imigrantes italianos, as pessoas que vieram para cá e desenvolveram o nosso município. Ela é uma festa gastronômica, predominando sempre a imigração italiana, ela é uma festa de negócios e ela é uma festa de família”, afirmou o prefeito de Turvo, Sandro Cirimbelli.

Durante as noites de festa o público pôde desfrutar de diversos shows nacionais, como Marcos e Belutti (sexta-feira), Matogrosso & Mathias (sábado) e Dazaranha (domingo). Além da Arrancada de Tratores, organizada pela Associação de Pilotos de Tratores de Turvo (Apittur). A competição contou com 141 pilotos que demonstraram suas habilidades no tratoródramo em mais de 200 baterias. Ainda no domingo pela manhã, o público presenciou o desfile tradicional da Festa do Colono, que reuniu aproximadamente 700 máquinas agrícolas.

“Os preparativos começaram um ano e meio atrás e a prioridade foi para realizar um evento organizado, para que o agricultor desfrutasse, participasse e visse a alta tecnologia agrícola presente na cidade”, ressaltou o prefeito.

Esta foi a maior edição da festa desde o ano de 1971 (1ª edição do evento), com um público visitante que chegou a 18 mil pessoas de toda a região. A festa ainda contou com a apresentação da Esquadrilha da Fumaça na inauguração do Museu da Mecanização Agrícola no dia 4 de agosto, que contribuiu ainda mais para atrair a atenção do público.

Texto e fotos: Flávio Pescador Saviato, Julia Schulter Manique Barreto, Lutheska Teixeira Daniel Fogaça e Sofia Monteiro Martins – Estudantes do curso técnico Multimídia do Colégio Satc.