As turmas do 1º ano do ensino médio participaram do projeto Quimicando. Desenvolvido pelo curso de Engenharia Química da UniSatc, a iniciativa leva o conhecimento da Química para os alunos. Mais de 200 estudantes participaram dessa etapa.

Professores de Engenharia Química e a bolsista Lara Vasconcellos atuaram para desvendar os experimentos para as turmas. “Desta vez o projeto Quimicando teve o objetivo de relacionar a prática de sala de aula que as professoras Débora De Pelegrin Campos e Maria Saionara Accordi estão trabalhando neste mês de setembro. O conteúdo é Funções Inorgânicas”, explicou a professora Morgana Sartor.

Na proposta de estudos das funções inorgânicas há quatro, ácidos, bases, sais e óxidos. Para tornar esse aprendizado mais prazeroso promovendo interação dos alunos e dando significado ao conhecimento adquirido, o Quimicando propôs a realização de duas práticas: carbonização do açúcar e chuva de ouro.

A primeira prática, a carbonização de açúcar, foi utilizado um ácido forte, o sulfúrico, para verificar o poder de desidratação, que retira água do açúcar e o transforma em carvão.

“Já no experimento “chuva de ouro” trabalhamos com dois sais incolores e no estado líquido, o nitrato de chumbo e iodeto de potássio, que quando misturados reagem formando o iodeto de chumbo, que é insolúvel. Ele possui uma coloração amarela que se precipita no fundo do béquer. Reação essa que desperta muito o interesse dos alunos”, comentou Morgana.

Projeto Quimicando estimula conhecimentos

A ida para o laboratório e a prática despertou a curiosidade dos estudantes. “O projeto Quimicando foi muito legal pois, eu já havia visto um vídeo do experimento na internet e pude realizar na prática, o que me fez ter mais interesse pela área da química”, afirmou o aluno Matheus Groszownik.

“A participação no projeto Quimicando foi uma experiência muito boa, pois verificamos como as substâncias reagem e entendemos também como elas funcionam e estão ao nosso redor reagindo de forma prática e divertida”, comentou o colega Murilo Mendes.

As aulas são realizadas no Laboratório de Química I, com os equipamentos de proteção individual, indispensáveis para o cuidado dos alunos. “Os experimentos facilitam o aprendizado dos conceitos da Química e despertam o interesse. Isso estimula uma atitude indagadora por parte do estudante”, ressaltou a coordenadora de Engenharia Química, Aline Resmini Melo.

Texto da professora Morgana Sartor Faraco.