No dia 24 de fevereiro foi desencadeada a guerra na Ucrânia devido a invasão russa. Várias questões incertas começaram a serem levantadas entre as pessoas ao redor do mundo. Principalmente, a questão de como será a situação econômica mundial atualmente, após o desencadeamento do conflito nos territórios ucranianos. 

Mas, qual o principal prejuízo que a guerra ocasionará para a economia? De acordo com o economista, Cláudio Henrique Tancredo, será no aumento dos custos das matérias primas.  

Conforme o economista, isso ocorrerá devido a uma diminuição no fornecimento de recursos pelo lado da Rússia. Portanto, toda a estrutura de produção que tinham como dependência as matérias primas fornecidas de lá, acabam sendo afetadas. Desta forma, esse aumento no preço dos produtos, acaba sendo ocasionado pelo aumento de preço nas etapas de produção dos materiais. 

Ainda, segundo o economista, os principais recursos afetados são o petróleo e o trigo. Principalmente, pelo motivo de a Rússia ser o segundo maior exportador e terceiro maior produtor de petróleo do mundo, com produção em torno de 12%. Além de produzir também 30% do comércio de trigo, juntamente, com a Ucrânia. 

Economia no Brasil  

Tancredo ainda afirma, que o Brasil não está fora dos países prejudicados por conta da guerra ucraniana. De acordo com ele, já estava sobre inflação devido aos problemas agravados com a pandemia. Desse modo, com essas reduções nas produções de recursos causados pela guerra, como por exemplo, o petróleo e os fertilizantes, o Brasil também acaba saindo prejudicado. 

“Infelizmente, passaremos por vários desajustes, que já tem efeito de encarecer os produtos. Como é o caso do preço da gasolina que tem se elevado muito ultimamente. Além também do encarecimento dado a redução de produtos negociados, como os da Rússia. Então, se não permitirmos um ambiente favorável a produção, criaremos um ambiente favorável a desabastecimento em nosso país”, pondera.