A química inorgânica aplicada apenas na teoria, inviabiliza que o aluno consiga enxergá-la em seu cotidiano, sendo assim as professoras Jeisa (Química Inorgânica) e Débora (Prática Laboratorial I) desenvolveram um Projeto Interdisciplinar visando a aprendizagem baseada em problema aliada com a prática, a fim de tornar o conhecimento mais significativo.
Divididos em grupos, os alunos do técnico em Química receberam diferentes problemáticas envolvendo situações do dia-a-dia para realizarem uma pesquisa e explanar os conceitos de ácidos, bases, sais e óxidos, vistos na teoria da Química Inorgânica, relacionando-os com os temas propostos pelas professas.
Posteriormente cada grupo elaborou e executou um procedimento experimental para ser realizado no laboratório de química para então criar um vídeo contendo a problemática e a sua possível solução e/ou conscientização.
Os temas abordados por cada grupo foram:
1) Ar (chuva ácida)
2) Alimentos (refrigerante)
3) Alimentos (excesso de NaCl)
4) Solo (o efeito da poluição, no pH do solo)
5) Água (o efeito da poluição, no pH dos rios da região)
6) Reciclagem (latinha de refrigerante e as reações químicas com base).
Texto das professoras Débora De Pellegrin Campos e Jeisa Damásio.