O projeto Quimicando saiu da UniSatc e está ganhando a atenção de outras escolas. A equipe do curso de Engenharia Química levou os experimentos para a Escola Aloysius Back, em Forquilhinha. Para o encantamento dos alunos da turma do 9º ano, que aprenderam de maneira prática o ensino da Química.

A professora Morgana Nuernberg Sartor Faraco e a bolsista Lara Vasconcelos, que é acadêmica da 8ª fase de Engenharia Química da UniSatc, apresentaram os experimentos para os adolescentes.

“Para tornar esse aprendizado mais prazeroso promovendo interação dos alunos e dando significado ao conhecimento adquirido, o projeto Quimicando propôs a realização de cinco práticas relacionando sempre os conteúdos dos experimentos com situações do dia a dia dos alunos”, ressaltou a professora Morgana.

A turma aprendeu como é são feitos os experimentos “pasta de dente de elefante”, “violeta que desaparece”, “extintor de incêndio”, “água furiosa” e “fumaça mágica”. As práticas foram realizas pelos alunos com a interação da professora e bolsista. Isso faz com que os alunos se envolvam no processo atingindo o aprendizado de forma leve e interativa.

“Lembrando que vários experimentos utilizam reagentes simples ou bem diluídos o que não gera nenhum perigo aos alunos. Eles utilizam luva evitar contato direto com os reagentes”, comentou Morgana.

Texto da professora Morgana Sartor Faraco.