O Fórum Popular da Natureza (FPN) está promovendo o Projeto Plantitude, que consiste na execução de uma horta comunitária no Conjunto Habitacional Forquilhinha. O local é ocupado por famílias em situação de vulnerabilidade social. O Fórum vai realizar quatro oficinas com temas relacionados à alimentação e manejo da terra. O cronograma do projeto prevê, ao final do programa, um almoço comunitário aberto à comunidade da região sul, que terá como base os alimentos cultivados pelos participantes do Plantitude.

Segundo Erick Cardoso, idealizador e coordenador do projeto, a iniciativa do Plantitude se deu durante um curso de permacultura oferecido pelo Projeto Semear, que trabalha na capacitação de pessoas para aplicar projetos socioambientais.

“A maior dificuldade encontrada durante o processo de iniciação do Plantitude foi encontrar pessoas que acreditassem no potencial dele. Foi preciso conversar com as pessoas para que elas entendessem o objetivo desse programa”, relatou.

O nome “Plantitude” se deu pela junção de duas palavras: Plantar com atitude, que, segundo o idealizador, definem bastante a proposta do programa.

“Grande parte dos moradores do Condomínio Forquilhinha não receberam educação socioambiental durante a vida, por isso é importante repassar esse conhecimento a eles. Tem pessoas que nunca entenderam o porquê de reciclar determinados materiais, ou o quão importante é se alimentar de forma saudável. O Plantitude ensina a elas sobre isso”, ressaltou Erick.

As atividades tiveram início no dia 7 e seguem até dia 23 de março, quando será oferecido o almoço para a comunidade.

Fotos: Divulgação equipe Plantitude.