O tão temido Enem pode ser uma ótima forma de ingressar em uma universidade fora do Brasil. E foi desse modo que o estudante Lucas Urbano conseguiu uma vaga na Universidade de Aveiro, em Portugal.
Ele sempre planejou e almejou estudar fora do país. Hoje, aos 19 anos, seu sonho está mais próximo de se tornar realidade. O ex-aluno do Colégio Satc aprendeu a traçar planos.
“Sempre fui um bom aluno e me esforçava muito para ter bons resultados. Participei de olímpiadas internas, Desafio Nacional Acadêmico, Arte e Letras, Fábrica de Ideias, Fecitec, Cocreation, Olímpiadas de Robótica e até viagens pelo curso técnico. Tudo isso me ajudou a me descobrir mais afinidades e áreas de interesse”, contou ele.
O estímulo a tentar algo diferente em terras estrangeiras veio de casa. “Meu pai viveu um ano em Portugal e tenho duas tias há 20 anos nos Estados Unidos. Acho que o desejo da vida internacional sempre esteve no meu inconsciente. Sonhava com as histórias que ouvia de sociedades tão diferentes e que eu queria ver pessoalmente. Quando eu estava no nono ano eu falava que queria estudar fora, mas parecia algo utópico. E bem, hoje já é quase real”, afirmou.
O bom resultado na Universidade de Aveiro, onde ele passou como primeiro colocado no curso Línguas e Relações Empresariais, foi o desfecho. “O processo seletivo foi bem simples, mas precisou de um pouco de pesquisa. Como pretendia usar a nota do Enem para entrar, tive que primeiro saber quais eram as universidades que aceitavam a nota, as que ofereciam cursos que eu gostaria de fazer e por fim as que tinham opção de bolsa”, destacou.
Apoio para iniciar a trajetória
Por conta do valor do Euro, o estudante lançou em suas redes sociais o “Projeto Lucas”. A ideia é apresentar um pouco da sua história e tentar arrecadar dinheiro para se manter nos primeiros meses de aula.
“O processo de ir para outro país é caro, ainda mais saindo do Brasil que tem o câmbio desvalorizado. Inscrição na faculdade, visto, mala, passagem de avião, matrícula, mensalidade, alojamento, são despesas que estou tendo e que não estavam dentro do planejamento. Mesmo que eu e a minha família estejamos nos esforçando ao máximo para realizar esse sonho de estudar em Portugal, ainda é necessário a ajuda de outras pessoas. Qualquer contribuição já é válida”, argumentou.
A “vaquinha” que foi criada, tem o objetivo de arrecadar aproximadamente R$ 10 mil, até o dia 3 de outubro. Para colaborar via PIX, enviar um valor para a chave olucasurbano@gmail.com.