Falar sobre bem-estar em determinada fase da vida pode parecer algo distante, ainda mais para os adolescentes que estão no período do Ensino Médio, vivenciando diferentes experiências a todo momento. Mesmo com a grande quantidade de informações que se recebe todos os dias, fica difícil entender o que de fato é bom para a saúde, qual alimento é importante para cada situação. Para ajudar a compreender melhor essa temática e contribuir com o melhoramento de hábitos, que foi lançado o projeto interdisciplinar anual dos 1ºs anos do Ensino Médio do Colégio Satc, com o objetivo e promover a saúde e qualidade dos alunos no ambiente escolar.

Com a aplicação de conteúdos pedagógicos, as disciplinas da formação geral básica irão promover hábitos saudáveis a partir das matérias do dia a dia, além de salientar o cuidado com o meio ambiente, conectando os assuntos do projeto com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “Os professores irão tratar das temáticas que envolvem o bem-estar com a disciplina que eles lecionam aos alunos, um exemplo seria as mudanças biológicas do corpo, ou os elementos químicos dos alimentos. Despertando e conscientizando os nossos jovens sobre a importância da qualidade de vida em todas as fases da vida”, destaca a coordenadora do Ensino Médio do Colégio, Adriana Just.

A proposta nomeada de ‘Minha saúde e qualidade de vida: Vivendo o presente de olho no futuro’ representa a mensagem que a instituição quer agregar aos jovens de forma transversal e contínua. “Para os alunos as temáticas precisam fazer sentido, fazer parte do cotidiano e com isso, trazemos nos estudos de português, química, biologia, com ensinamentos teóricos e práticos que de fato contribuam com a vida deles e seja percebido pelos estudantes”, pontua a coordenadora.

O lançamento da iniciativa contou com a presença da ex-aluno do Colégio e Nutricionista, Natália Gava, que bateu um papo com as turmas sobre os benefícios de uma alimentação balanceada. “Iremos promover outros momentos sobre a temática, como uma feira de produtos naturais, receitas nutritivas aprendidas em aula e posteriormente realizada pelos estudantes”, informa Adriana.

Para trazer ainda mais atenção aos conteúdos abordados, os professores irão trabalhar três ODS que convergem com a proposta interdisciplinar. Serão aplicados os ensinos do ODS 3 – Saúde e Bem-Estar: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades, o ODS 4 – Educação de Qualidade: assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. E por fim, o ODS 12 que fala sobre o Consumo e Produção Responsáveis: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.