O Projeto de Eficiência Energética, que foi criado em parceria a Cooperativa Fumacense de Eletricidade (Cermoful) e o curso de Engenharia Mecatrônica UniSatc, tem como o seu principal objetivo conscientizar as crianças sobre o consumo excessivo de energia. Pensando nisso, nessa quinta-feira (9), além da apresentação da casa eficiente, foi realizado um teatro de bonecos, abordando o assunto de forma mais divertida, na escola Biazio Maragno em Cocal do Sul.

De acordo com o Coordenador do Projeto, João Mota, abordar o assunto de forma mais prazerosa facilita a compreensão dos alunos. “Eu acredito que a mudança na sociedade se inicia pelo compartilhamento de conhecimento. Quando a gente trabalha com crianças de 6 a 9 anos de idade, essa abordagem lúdica, feita por meio de fantoches, é algo que nós da Unisatc e da Cermoful, acreditamos que se transmite de forma clara o conhecimento e faz com o que a criança leve isso para o resto da vida”, destacou Mota.

A peça, que dura em torno de 15 minutos, foi criada por Marcelo Ciepielewski, de uma forma rápida e de fácil entendimento dos pequenos. “Eu tenho um grupo de teatro de bonecos chamado Cyathaus Teatro De Animação, onde utilizo de bonecos de pulcinella para apresentar as peças. A ideia era criar pequenas cenas, de uma forma mais divertida e que transmita a mensagem de economia de energia do projeto. Sendo assim, acredito que assim as crianças até entendem melhor” contou Ciepielewski.

Eficiência energética em casa

Fechar a geladeira, apagar a luz, ou até mesmo tomar banho rápido, foram algumas das coisas ensinadas durante a peça para os pequenos. “Acredito que é muito bacana executarmos um projeto assim. Pois assim é possível ver no rosto das crianças a motivação e alegria de aprender de uma forma diferenciada. Acredito que com a pandemia, muitas crianças não estejam fazendo as atividades de lazer e quando a trazemos algo diferente para as escolas, elas se motivam a aprender”, assegurou o Presidente da Cermoful, Rudy Recco.

Segundo a diretora do colégio, Fabiana Muricio, o Projeto de Eficiência Energética já vem fazendo efeito entre as crianças. “Eu acredito que as crianças tenham aprendido bastante sobre o consumo de energia. Uma aluna me parou no corredor e disse que já havia ensinado tudo para o tio dela e que já estava tomando banhos mais curtinhos. Penso que o esse jeito mais lúdico e prazeroso que a Cermoful e a Satc trouxeram, fez com o que o processo de entendimento das crianças, em relação à economia de energia fosse facilitado”, explicou Fabiana.