Os pequenos do 1º ano do ensino fundamental do Colégio Satc tiveram uma aula diferenciada com a psicóloga Michelle Nunes da Silveira. Os alunos participaram do projeto “Acolhimento Socioemocional”. A iniciativa visa estimular o respeito, a empatia e a relação com o diferente. Além disso, as crianças também aprendem as características dos animais. 

Conforme a psicóloga Michelle, o projeto surgiu ano passado durante a pandemia. Como as crianças estavam muito em casa, a Coordenação do ensino fundamental fez uma proposta para que fosse trabalhado o aspecto socioemocional dos alunos. A ideia veio para trabalhar a relação dos animais, suas características e qualidades. 

Em 2021, com a presença das crianças em sala de aula o convite foi feito para repetir a atividade.  

“No ano passado, foi dessa forma que as crianças puderam expressar seus sentimentos. Achamos bem legal trazer os alunos para fazer novamente essa atividade para que eles consigam expressar seus sentimentos através de um animal que gostaria de ser. O resultado está sendo positivo porque eles ficam animados para decidir qual será o seu animal”, completou Michelle. 

Para a professora do primeiro ano A, Tais Agda da Rosa, a experiência foi bastante positiva porque os alunos tiveram a oportunidade de expressar seus sentimentos. Sentir nojo, repulsa, carinho, alegria são questões que são trabalhadas no projeto.

“Eles entenderam porque o nojo é importante. Ele é uma defesa para não comer coisas estragadas por exemplo. A Michelle conseguiu passar com muita clareza, foi uma aula bem agradável tanto para nós professores quanto para os alunos”, relatou. 

Feliz com a experiência, a pequena Millena, do 1º B, aprendeu certinho. “A gente conversou sobre os nossos sentimentos e conseguimos a entender a diferença de cada um deles”, comentou.