Para proporcionar maior suporte e assistência aos alunos durante a disciplina de Projeto Final de Curso (PFC), que os professores do Centro Universitário Satc (UniSatc) participaram nesta quarta-feira (30), de uma capacitação sobre as formas de transformar as ideias dos acadêmicos em negócios. Isso porque, a instituição incluiu na proposta pedagógica duas opções de projetos de conclusão, o tradicional Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ou o Empreendimento de Conclusão de Curso (ECC), que incentiva o empreendedorismo durante a graduação.

A capacitação dos professores, que serão os mentores dos acadêmicos, teve como start a participação do palestrante e facilitador do Startup Weekend, Odilo Júnior. “O treinamento dos mentores com o Odilo, vem de encontro com essa nova modalidade de avaliação, que são os ECCs. A proposta vem seguindo as novas frentes da UniSatc, que estão divididas em duas vertentes, como os planejamentos ligados à inovação. Bem como, as diretrizes curriculares do Ministério da Educação (MEC) que incentivam o empreendimento de novos negócios dentro da faculdade”, explica o coordenador pedagógico da UniSatc, Davi Colombo.

Durante a participação no encontro, o reitor da UniSatc, Carlos Antônio Ferreira, enfatizou a importância da adaptação às mudanças e de que a instituição está fazendo ajustes nesse novo formato de avaliar os alunos na reta final do curso. “Queremos introduzir o assunto de empreendedorismo ao longo dos nossos cursos. Estamos construindo uma rota, para que esse assunto se torne próximo dos alunos e adaptado à realidade deles. Nessa capacitação, estamos construindo novas perspectivas com nosso corpo docente, para que ao chegarem na sala de aula com os acadêmicos, as ideias possam se tornar mais tangíveis”, ressalta.

O palestrante aproximou os professores sobre as funcionalidades do ECC e aplicou ações que podem ser utilizadas a partir das ideias de empreendimento dos alunos. “Neste treinamento a equipe pedagógica participou de uma simulação, passando pelo papel de acadêmicos e tendo novas experiências com o TCC e ECC. Isso porque, é importante que eles vivenciem as possíveis dúvidas, questionamento e até mesmo analisando os possíveis direcionamentos que os acadêmicos irão buscar quando estiverem produzindo seus projetos”, completa Colombo.