Trabalhos que agregam e valorizam ainda mais o papel do professor em sala de aula são cada vez mais importantes. Dessa vez, envolve o curso de Engenharia Elétrica do Centro Universitário UniSatc. O professor Breno Elias Bretas de Carvalho, é coautor do livro “Cyber Physical Power Systems State Estimation” (Estimativa do estado dos sistemas ciber-físicos de energia). 

“O lançamento deste livro numa das principais publicações mundiais da área, reforça a qualidade do nosso corpo docente de Engenharia Elétrica na UniSatc. É motivo de orgulho para todos nós. Sendo que esta é uma das principais áreas de atuação do curso, os alunos serão os maiores beneficiados com esta troca de conhecimento”, afirma o coordenador do curso de Engenharia Elétrica, André Tavares. 

A ideia do livro surgiu do tema do mestrado e doutorado do professor. “Logo após a defesa do meu mestrado, o prof. Newton comentou sobre a qualidade da escrita de minha dissertação e sugeriu que eu começasse a escrever o livro sobre o seu principal tema de pesquisa”, lembra o autor do livro. 

A publicação, que conta com outros três autores, trata sobre a Operação em Tempo Real de Sistemas Elétricos de Potência (envolvendo geração e transmissão de energia elétrica), com ênfase em Estimação de Estado e suas diversas funções relacionadas à monitoração em tempo real e análise de segurança de redes elétricas. Para contextualizar, no Brasil, o responsável por esse processo é o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico). 

“O livro apresenta a importância do processo de estimação de estado para a operação em tempo real de sistemas elétricos de potência, apresentando os conceitos e a natureza geral desse processo, contextualizando o seu desenvolvimento e a necessidade de evolução para se manter em sintonia com as novas tendências e tecnologias atuais (redes inteligentes e cyber-security, por exemplo) ”, explica o professor.  

Uma expertise que também é repassada aos acadêmicos, tanto da faculdade quanto da pós-graduação. “Na aula apresento alguns conceitos básicos de operação de SEP e as atribuições do ONS para os alunos, mas o tema é mais voltado para pós-graduação”, ressalta Breno.