Com a finalidade conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação dos meios naturais, nesta semana é comemorada a Semana Nacional do Meio Ambiente. A comemoração acontece na primeira semana de junho devido ao Dia do Meio Ambiente que é comemorado neste domingo (5), sendo uma semana marcada com atividades no objetivo de mostrar a função que o meio ambiente exerce em todo contexto natural.

Segundo o biólogo, Vitor Bastos, a importância de ter uma semana visando a preservação, faz as pessoas começarem a focar mais no mundo em que elas vivem. Ainda, o aprendizado que é mostrado nesta semana, por meio de conversas e com atividades de educação ambiental, elas ficarão mais cientes e os aprendizados serão repassados para outras pessoas.

“Basicamente, o meio ambiente é tudo que a gente vive. Desse modo, se praticarmos sempre a preservação vamos criar um ambiente de harmonia e, pensando em nosso bem-estar. Então, como população temos que buscar manter esse equilíbrio com o ecossistema, formando um ambiente natural saudável”, destacou.

Perigos na degradação ambiental

Conforme o biólogo, a prática da degradação ambiental faz com que a qualidade de vida dos seres humanos esteja sempre em risco. A prática de degradar o meio natural, principalmente, com o desmatamento da vegetação contribui para problemas na qualidade do ar, acontecimento de enchentes e até mesmo aparecimento de doenças.

Sendo assim, se as pessoas conhecerem mais sobre o meio ambiente, faz elas se tornarem mais conscientes e demonstrarem mais interesse sobre o assunto. “Como resultado, com tantas atividades educativas as pessoas vão começar a conhecer mais sobre a fauna, flora e o meio ambiente como um todo. Portanto, através dessas informações e conhecimentos adquiridos, a busca pela preservação só aumentará nos próximos anos”, ponderou Bastos.