Um pouco das pesquisas que estão sendo desenvolvidas no Centro Tecnológico Satc (CTSatc) e que dizem respeito a uma nova fase no uso do carvão mineral foram apresentadas ao secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina, Luciano Buligon. Portanto, na visita, realizada na tarde desta quinta-feira (19), ele conheceu projetos como a planta de captura de CO2.

“Precisamos trabalhar para fazer uma transição energética justa. O desafio é potencializar o carvão, utilizando, sobretudo, ciência, inovação e tecnologia para promover essa transição de forma correta. E muito do que observei hoje, aqui na Satc, vem ao encontro do que buscamos”, ressaltou o secretário.

Acompanhado do diretor executivo da Satc, Fernando Luiz Zancan, e do reitor da UniSatc, Carlos Antônio Ferreira, Buligon também visitou laboratórios na área de mecânica, prototipagem e espaços de inovação, como o Cocreation.

“Nossa intenção é apresentar ao secretário, de forma sucinta, parte do que estamos desenvolvendo aqui com nossos alunos, desde os anos iniciais até a graduação. Além disso, mostrar um pouco das pesquisas que envolvem o carvão mineral”, afirmou Zancan.

Estudos envolve o carvão mineral

A maior parte da visita foi no Centro Tecnológico, que fomenta as principais pesquisas do setor carbonífero.

“Já conhecia a Satc de nome e por algumas iniciativas. Mas hoje tive a oportunidade de ver tudo mais de perto. Conheci trabalhos inéditos que reforçam o quanto a ciência é fundamental”, ponderou o secretário.