Um patrimônio histórico e também grande símbolo da cultura italiana em Nova Veneza, a Gôndola Lucille, está em reformas. O processo de restauração começou em 22 de fevereiro, e levará em torno de 30 dias para ficar pronto. No qual, a estimativa para o trabalho ser concluído, voltando ao seu funcionamento normal é, no final deste mês.  

Porém, o processo de restauração depende, constantemente, do clima e do tempo. Desse modo, segundo a secretária de Cultura, Esporte e Turismo de Nova Veneza, Carolina Ghislandi Hoepers, pode ser que a gôndola fique pronta antes dos 30 dias ou, que precise de mais um tempo. 

Conforme Carolina, o processo de restauração é feito em diversas etapas. Mas, primeiramente, é realizada uma secagem completa do lago. Segundo ela, esse processo é feito para secar a madeira e avaliar toda a estrutura da gôndola. No intuito de encontrar sinais de umidade e também de deterioração.  

“Posteriormente a secagem do lago, ocorre uma restauração completa da madeira. Em seguida, os metais são retirados e polidos e, depois ela passa pelo processo de fribragem. Ou seja, é um processo que diminui os impactos da água na própria madeira. Logo após, é feito a pintura e o estofamento completo e, no fim, voltamos a encher o lago e ela volta a funcionar normalmente”, ressalta. 

Porém, além de ser feito todo esse reparo no próprio patrimônio da gôndola, o lago e todo o espaço ao redor em que ela permanece, também é passa por recuperação. “Fazemos uma limpeza completa do lago e, sempre melhoramos a pintura do ambiente ao redor. Junto com um conserto completo da roda d’água” pondera Carolina.  

Importância da restauração da gôndola

De acordo com Carolina, a importância de realizar a restauração consiste na preservação do patrimônio. Sendo um presente que o município de Nova Veneza pretende manter preservado o máximo de décadas possíveis, para as atrações turísticas da região e para sempre manter viva a união cultural entre Nova Veneza e Itália. 

“O processo de preservar depende de muita supervisão, porque a gôndola representa uma importância na movimentação turística do município e, principalmente, no elo entre Nova Veneza e Itália. Sendo um patrimônio de grande valor e, assim, necessita de muita delicadeza na hora de restaurá-la”, completa.  

História do patrimônio  

O municio de Nova Veneza sempre manteve relações com a Itália, especialmente, com a região de Vêneto. Em conversas entre pessoas de Veneto e de Nova Veneza, surgiram ideias sobre o fornecimento da gôndola. 

“Então, junto com a colaboração tanto do governo de lá quanto o governo municipal daqui da região, essa ideia da doação do patrimônio acabou acontecendo no dia 5 de novembro de 2006. Foi um presente da Itália diretamente para Nova Veneza”, estabelece Carolina.