Um dos roteiros de trabalho do diretor executivo da Satc, Fernando Luiz Zancan, durante viagem a Israel, envolve o Parque Tecnológico Gav-Yam Negev. A visita, realizada na última terça-feira (1º), serviu para que ele tivesse uma dimensão do trabalho em desenvolvimento.

“O Parque foi idealizado para aproximar as empresas privadas, a universidade e o poder público. Ninguém faz nada sozinho. É preciso a união de esforços e o trabalho conjunto para fazer as coisas andarem”, afirmou.

Ligado à Ben-Gurion University e com a gestão da BaseCamp, parceira da Satc, o Gav-Yam Negev é um dos principais centros de pesquisa e desenvolvimento (P&D) de Israel. Ele está localizado na cidade de Beer-Sheva. Seu forte é a pesquisa voltada à área cibernética.

A construção iniciou em 2013. Na sequência, a BaseCamp iniciou a operacionalização do modelo de trabalho, atraiu multinacionais de definiu as ações. Hoje, são 3 mil pessoas trabalhando no Parque Tecnológico.

“Foi muito importante conhecer o ecossistema de inovação proposto e conversar com o gestor da IBM e de outras startups que estão no local”, informou Zancan. O diretor da Satc também esteve reunido com representantes da Ben-Gurion University para tratar de projetos conjuntos, abrir possibilidades de acordo e de formação de docentes.

Apresentar o distrito de inovação

Zancan está em Israel para participar da Cybertech Global TLV 2022, em Tel Aviv. A conferência, que reunirá startups, investidores e participantes desse ecossistema de inovação, segue até dia 3 de março. Nesta quinta-feira (3), o diretor da Satc apresenta o projeto do distrito de inovação.