O contato com a indústria é um dos pontos fortes da Satc. A parceria com empresas da região é um carro-chefe da instituição e foi através de uma parceria que o Núcleo de Sistemas Elétricos e Mecatrônicos da Satc, que é vinculado ao Centro Tecnológico Satc, foi contatado pela ABS Baterias, empresa do ramo de baterias para veículos, para estudar problemas em um de seus produtos.

O estudo realizado pelo Núcleo de Sistemas Elétricos e Mecatrônicos da Satc, através dos professores Cleber Izidoro, Vagner Rodrigues e Marcelo Amoroso, foi no estudo da nova tecnologia da placa eletrônica que faz o gerenciamento da carga da bateria de lítio. “A empresa trouxe o sistema que apresentava alguns problemas e nos pediu que explicasse o porquê dos problemas. Foram realizados estes durante um mês para identificar as possíveis causas e como solucioná-las”, conta o professor Cleber Izidoro.

Além dos problemas relatados pela empresa, foram descobertos novos problemas através de ensaios, medições e testes. Após o estudo, foi produzido um relatório que apresentou as falhas e o que poderia ser feito para sanar isso.

“Para nós o trabalho foi muito positivo, pois conseguimos encontrar possíveis soluções para os problemas, além de descobrir situações que a empresa ainda não tinha conhecimento e indicar o caminho para eles”, explica Izidoro. A bateria de lítio para partida de motocicleta já está com o projeto sendo finalizado e a empresa ABS Baterias, vai iniciar as vendas ainda esse ano. “Nós já conhecíamos a Satc, pois somos parceiros no projeto do Kart Elétrico, por isso, para a gente foi muito positivo o estudo. Conseguiram nos dar um retorno da realidade da bateria, além de apresentarem outras alternativas. Saímos muito contentes”, afirma o sócio da empresa, Dangelo de Souza.