Os estudantes do Colégio Satc participam da discussão de temas importantes.  A conversa com os representantes da Associação Israelita Catarinense abriu as atividades do Setembro Amarelo com as turmas do 9º ano do ensino fundamental.

O presidente da Associação, Eduardo Gentil, e o vice-presidente Lívio Charach realizaram uma conversa com os estudantes, trazendo aspectos que envolveram o holocausto, a Segunda Guerra Mundial, e o genocídio do povo judeu. “É muito importante que o tema seja debatido sempre, para fazer com que seja lembrado e não ocorra mais um absurdo dessa natureza. O papel didático é fundamentalmente importante, ninguém é superior à outra pessoa, todos somos iguais”, afirmou o presidente.

As turmas receberam materiais didáticos, com informações sobre o nazismo e o holocausto, bem como relatos de sobreviventes dos campos de concentração.

“Queremos que a história real, do holocausto e de tudo que ocorreu seja contada, para que as pessoas aprendam sobre isso. É um capítulo, embora trágico, mas extremamente importante na história da humanidade. Que as pessoas aprendam sobre isso e vejo que a escola tem papel fundamental nesse aspecto”, ressaltou o vice-presidente da Associação Israelita.

Ainda sobre este assunto, estão programadas uma reflexão com as turmas a partir de um documentário sobre o holocausto, bem como reflexões textuais com as turmas, desenvolvidas em parceria com os Professores de História e Produção Textual.

Mês de debates importantes

Durante o mês de Setembro, a equipe de Coordenação preparou atividades especiais para tratar de mais assuntos. “Queremos promover a discussão entre nossos estudantes, trazendo temas atuais e relevantes e que contribuam para o diálogo e o aprendizado”, ressaltou a coordenadora dos ensinos fundamental e médio do Colégio Satc, Adriana Just Schmidt.

Na pauta, as questões envolvendo saúde mental, fake News e crimes na internet, bem como segurança digital, são pontos que estão sendo discutidos.