Os pais do Colégio Satc puderam participar de mais uma edição do projeto Família na Escola, que tem como objetivo estreitar ainda mais a parceria entre os familiares dos alunos e a escola. Na sua segunda edição, o evento contou com a palestra ‘Saúde Mental: escutar é o caminho’, com o psicólogo Marcos Viera que falou sobre processo de formação dos filhos.

O evento oportuniza que pais tenham um contato maior sobre o processo de desenvolvimento socioemocional dos filhos. “A cada encontro com os pais queremos ressaltar alguns pontos que impactam na vida dos alunos e como a família pode estar presente nesses momentos. Por isso, trazemos profissionais especialistas nos assuntos, para que dúvidas sejam tiradas e a cima de tudo, possamos compartilhar experiências com os pais e professores”, enfatiza a coordenadora do Ensino Fundamental do Colégio Satc, Sandra Marcon.

A atenção educacional e bem-estar de crianças e adolescentes também faz parte das ações aplicadas dentro de sala de aula. “Na disciplina de Pilares para a Vida, nossos alunos aprendem sobre a relação do ‘eu comigo mesmo’ e ‘eu com o outro’, e os pais podem contribuir com esse processo de aprendizado. Ouvir nossos filhos, essa premissa é básica na relação e claro, eles precisam ser ensinados que frustrações fazem parte da formação de nossa vida, que estamos em processo formativo ao longo de nossa existência”, explica Sandra.

No bate-papo, o psicólogo Marcos Vieria, que também é pai de um aluno no Colégio Satc falou sobre o exercício da cidadania, responsabilidade e desenvolvimento pessoal. “Devemos compreender que precisamos acompanhar a vida de nossos filhos para que possamos fazer orientações mais assertivas. Nesse ponto, os momentos de qualidade com os filhos devem ser resgatados e que a comunicação seja essencial nas diferentes fazes do crescimento dessa criança ou adolescente”, ressalta Vieira.

Escola de pais Ensino Médio

Com uma abordagem direcionada aos jovens, o psicólogo Marcos Vieira tratou no bate-papo com os pais a temática ‘Saúde mental: o sentido da vida’. A comunicação de pais e filhos tem grande valia para o desenvolvimento educacional e pessoal dos jovens, por tanto, proporcionar um momento de conhecimento auxilia na evolução desse processo.

“Queremos sempre estar fomentando essa conexão família e colégio e com essa palestra tão assertiva do Marcos, podemos tratar da conexão dos jovens, de se propiciar um ambiente de conversa, de ouvir e mostrar a eles que os propósitos de vida podem ser construídos em conjunto”, destaca a coordenadora do Ensino Médio do Colégio Satc, Adriana Just.