A edição 94a da maior premiação do cinema mundial e, a mais aguardada entre cineastas e pessoas que amam cinema, o Oscar, acontecerá no próximo mês. A cerimônia de premiação neste ano será no dia 27 de março. Realizada no objetivo de buscar celebrar a arte e, também os melhores filmes produzidos durante o ano.  

De acordo com o cineasta, Vitor Búrigo, a principal importância da premiação ao mundo cinematográfico, é na evidência que ela consegue trazer aos nomes indicados. Tanto aos filmes quanto para suas produções. Segundo o cineasta, as vezes alguns filmes até são desconhecidos entre as pessoas. Porém, conseguem ganhar vários destaques devido a sua indicação.  

“Se tratando dessa cerimônia e, com os nomes fortes da indústria do cinema participando, qualquer premiação já é válida para os nomes indicados. Desse modo, essa premiação enriquece a indústria cinematográfica no geral, porque as procuras pelos filmes indicados aumentam”, ressalta. 

Búrigo ainda afirma, que esse enriquecimento do cinema causa maiores movimentações das pessoas nas seções. De acordo com o ele, os cinemas costumam encher e, ainda as produções ganham outros horários de exibições nas telonas. Assim, aumentam a potência do cinema e, a arte como um todo começa a ganhar mais movimentações entre as pessoas.  

Um dos mais comentados, que recebeu 12 indicações foi Ataque dos cães. Confira o trailler:

Indicações de filmes pelo Twitter 

A novidade nesta premiação do Oscar 2022, é que os espectadores conseguirão votar em seus filmes e, em suas cenas favoritas através do Twitter. A votação ocorrerá até o dia 3 de março e, o filme que ganhar mais destaque entre os fãs terá a homenagem no dia da cerimônia de premiação.  

“Essa novidade na opção de votação é importante para trazer novos espectadores para a cerimônia. As redes sociais possibilitam essa parte na atração do público, porque alguns espectadores as vezes nem chegam a assistir. Entretanto, sempre estão ligados nas mídias sociais para saber das novidades da cerimônia”, pondera Búrigo.  

Dessa forma, segundo Búrigo, como as pessoas votarão, elas vão acompanhar a cerimônia para saber se o longa em que votaram será o escolhido. O que tornará a premiação mais divertida. Principalmente, para a geração internet dos dias atuais.  

“Esse sistema de votação também ajudará na diversidade nos nomes indicados. Às vezes alguns filmes que nem teriam chance de entrar na premiação, conseguirão ganhar evidência com a votação do público”, completa.  

Fatores pandêmicos na premiação do Oscar

Ainda, de acordo com o cineasta, no período pandêmico a indústria toda do cinema sofreu. Ocorreu o fechamento de alguns estabelecimentos e, determinados lançamentos tiveram que ser adiados ou cancelados. Sendo assim, toda a cerimônia do Oscar recebeu impactos na pandemia. 

“Todavia, com todos os avanços atuais e as formas de restrição, conseguirão trazer uma cerimônia com mais glamour do que no ano passado. Mas, sempre devemos esperar que as coisas continuem melhorando para que não afete mais a indústria cinematografia. Então, a grande expectativa que tenho é também pela volta desta grande cerimônia que o Oscar sempre costuma entregar”, estabelece.