A noite mais esperada pelos apaixonados por cinema está chegando. Domingo (25) é dia de conhecer os premiados no Oscar 2021. Com os cinemas fechados, algumas regras da premiação foram alteradas. A academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood passou a aceitar inscrições de filmes transmitidos apenas pela internet. Antes, os participantes precisavam ser exibidos por um determinado período de tempo em cinemas de Los Angeles   

Mas, a principal novidade é a inclusão de duas diretoras entre os nomes principais. De acordo com o cineasta e criador de conteúdo Vitor Búrigo, essa edição surpreendeu muito em vários aspectos, mas principalmente com a indicação de duas mulheres na categoria de melhor direção. São Chloé Zhao, com Nomadland, e Emerald Fennel, pela direção em Bela Vingança.

“Em 90 edições apenas cinco mulheres foram indicadas ao Oscar de melhor direção, e isso é muito assustador. No Oscar sempre foi explícito esse conservadorismo dentro da academia junto com o machismo, que existe sim dentro dessa organização. E é de uma felicidade tamanha saber que elas foram indicadas, porque nos anos anteriores perderam oportunidade de ter indicado mais mulheres, e não foi por falta de opção, mas sim por machismo”, relatou Búrigo.   

Veja a lista com os destaques dessa premiação:     

As questões machistas dentro da indústria cinematográfica são evidentes em diversos momentos. “Um exemplo disso foi o Sindicato dos Diretores da América (Directors Guild of America Awards/DGA Awards ), um prêmio muito importante que teve como vencedora  Chloé Zhao diretora de “Nomadland”. De 73 edições ela foi a segunda mulher a receber o prêmio”, afirmou o cineasta. 

De olho nos melhores, ele faz suas apostas para a grande noite. “Se seguirmos a temporada de premiações “Nomadland” sai com tudo na frente de todos. E realmente, é um filme lindíssimo, de uma sensibilidade única, uma direção impecável, que também deve levar o prêmio de melhor direção. Simplesmente super merecido, já ganhou vários prêmios. Será difícil alguém tirar a estatueta dourada desse filme”, disse.

Outro que é destaque e pode incomodar um pouco é “Os 7 de Chigaco”, de Aaron Sorkin. “O filme é simplesmente a cara dos estadunidenses, é a cara do Oscar, ou seja se alguns votantes quiserem “puxar sardinha” dos Estados Unidos ele tem chance de ganhar. Como o número de integrantes da academia aumento muito, pode ser que isso não aconteça tanto, esse patriotismo deles, então tem chances do “Nomadland” sai na frente”, contou Vitor. 

A 93ª cerimônia de entrega do Oscar 2021 será apresentada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS) e homenageará os melhores filmes lançados entre 1º de janeiro de 2020 e 28 de fevereiro de 2021. O evento ocorre em Los Angeles, Califórnia.