O aprendizado por meio de troca de experiências é uma das características do Ensino Superior do Centro Universitário UniSatc. Ouvir exemplos práticos sobre assuntos que foram abordados em sala de aula era o objetivo da entrevista coletiva realizada entre os estudantes da 5ª fase de Jornalismo. A convidada foi a coordenadora de Comunicação e Assessoria de Imprensa da câmara municipal de Criciúma, Haudrey Mafiolete que conversou sobre os desafios e oportunidades da profissão.  

“Na área do jornalismo, aprender com a experiência de outros profissionais é fundamental para o desenvolvimento e crescimento dos acadêmicos. É por isso que sempre busco trazer alguém para que eles possam entender de outras perspectivas e práticas. Durante as aulas de assessoria abordamos vários assuntos sobre mailing, gestão de crise, textos de release e inclusive sobre entrevista coletiva, que foi o que eles fizeram. Eles decidiram a convidada, entraram em contato com ela e apresentaram. E o resultado foi muito legal, os alunos tiraram dúvidas e aprenderam ainda mais com a trajetória no jornalismo da Haudrey””, explicou a professora da disciplina de Assessoria de Imprensa, Nádia Couto.  

Durante a conversa foram discutidos assuntos como a importância da criação de mailing e relacionamento com a imprensa, reforçando a importância de manter o profissionalismo e imparcialidade jornalística. Além da abordagem de assessoria política e a sua importância atualmente com o avanço da tecnologia e disseminação de fake news.  

“O momento foi sensacional, observar o brilho no olhar dos jovens que estão iniciando, me fez lembrar de quando comecei. Por isso, achei importante contribuir com dicas simples vendo que todos estavam muito atentos e cheios de vontade de aprender. Torço para também ter despertado o interesse pela política. Afinal, ela está diretamente ligada ao nosso dia a dia e somente por ela podemos mudar a realidade que vivemos. Que possamos seguir alertas, informando o que há e acontece de bom e, sempre, denunciando o que precisamos impedir que aconteça”, destacou a assessora convidada. 

Para os acadêmicos, o momento foi esclarecedor e fundamental para a profissão, afinal, entender na prática o que é comentado em aula permite um aprendizado ainda mais eficaz. “Aulas como esta, sempre acrescentam muito na nossa formação. A conversa sobre assessoria de imprensa e todos os desafios, oportunidades e profissionalismo que ela exige, acrescentou muito para mim que já tinha um interesse na área. Então, esperamos receber ainda mais aulas assim, com profissionais que possam trazer experiências”, comentou um dos acadêmicos presentes na aula, Eliel Florencio de Oliveira