Entender mais sobre as criptomoedas e como investir no meio digital foram pontos que permearam mais uma Noite de Inovação na Satc. Co-fundador da OnePercent, o agente de transformação digital Fausto Vanin, foi o palestrante do evento, trazendo novas perspectivas e introduzindo o tema a quem já entendia do assunto ou aos que estavam iniciando as descobertas.

Conforme Vanin, a proposta de pensar em uma moeda digital surge com os cyfer punks, um grupo de ciberativistas que defendiam o uso da computação e da matemática para que a internet fosse livre. Isso ocorreu por volta de 1980. “Hoje, ainda temos algo dessa iniciativa, principalmente com as criptomoedas, que são a materialização disso”, ponderou o palestrante.

A criptomoeda mais famosa é o Bitcoin, mas há milhares de outras, com características e finalidades diferentes. O segredo, em investir, conforme Vanin, é conhecer melhor cada uma delas. Também é importante saber para quê se deseja investir, qual a finalidade.

A palestra “Criptomoedas e Blockchain: a evolução do dinheiro” foi uma das propostas dentro do projeto Noites de Inovação, que tem como foco trazer temas atuais para o debate. O objetivo é fazer com que colaboradores da Satc, alunos e pessoas da comunidade possam foram um ecossistema de inovação, trocando ideias e experiências.

Todos os meses, a equipe do HUB Office, o escritório de inovação da Satc, realiza atividades voltadas à formação. O calendário de atividades está disponível no site da Satc.