Uma opção para se refrescar nos dias quentes do verão, é o banho de piscina. Mas, alguns cuidados devem ser tomados quando se fala em Ph (Potencial Hidrogeniônico) da água, ou melhor, o cloro da piscina. O produto químico pode causar irritação na pele e prejudicar a tintura do cabelo, por isso, é importante ficar atento às dicas. 

Segundo o engenheiro químico, especialista em produtos de limpeza, José Ricardo da Silva, o cloro além de tirar as bactérias e fungos, elimina as algas que deixam a água verde, se não houver tratamento. “O cloro faz com que a água da piscina fique desinfetada, sem contaminação”, detalha. 

O uso incorreto do produto pode trazer malefícios para a pele. “O cloro em excesso pode irritar a pele e os olhos, por isso sempre é recomendável fazer a dosagem certa. Deixar entre 1,5 e 3 ppm (partes por milhão) de cloro. E no verão, com o sol forte, recomenda-se fazer uma dosagem três vezes por semana e depois que sair da piscina”, esclarece. 

De acordo com a dermatologista, Karla Ceretta, quando o cloro entra em contato com a pele sensível e seca, pode causar placas urticária, deixando vermelha e resultando em coceira. “O quadro dermatológico não se configura como alergia, mas sim, como irritação. Então, ao sair da piscina, tomar um banho em temperatura ambiente e passar um hidratante sem cheiro, protegerá a pele formando uma segunda camada”, enfatiza. 

Além da gordura corpórea que fica na água, outro cuidado que se deve ter, é com os cabelos que possuem tinturas. O produto químico em contato com os fios poderá deixar o cabelo verde. Poderá ocorrer uma reação química com o cloro e o sulfato de cobre, da tinta, resultando na cor esverdeada.  

Para isto, a cabelereira Nilta de Souza reforça que o cabelo, no cloro, resseca e pode descolorir. “Uma forma de proteção são os leavein com proteção solar, que é um condicionador sem enxágue, que formam uma película nos fios”, explica. 

Também o que pode ajudar, antes de entrar na piscina, é molhar o cabelo. E depois de sair da água tratada, é recomendável fazer lavações com água potável e hidratar na primeira lavagem. Caso houver alguma irritação na pele ou problemas com a tintura do cabelo, aconselha-se a procura de um profissional.