Muito mais que entrar em uma mina para retirar o mineral direto do solo, o engenheiro de minas estuda, supervisiona, planeja e orienta estudos sobre reservas minerais e os tipos, qualidade e utilidade dos minérios. Entre as principais funções do engenheiro de minas também estão vistoriar, realizar perícia, avaliar, criar laudo e dar parecer técnico.

Durante os cinco anos de curso, ou seja, 10 semestres, o acadêmico recebe os ensinamentos necessários para realizar prospecção de jazidas, identificando qual a composição dos minérios, a localização deles e até onde uma mina pode ir. Também é responsável por laudos de viabilidade técnica para abrir uma mina e como acontece a extração, especificando equipamentos e recursos para realizar a atividade.

O mercado de trabalho para o engenheiro de minas é amplo. Além de empresas de prospecção e exploração, o profissional pode trabalhar com indústrias como a de petróleo, cimento, carvão, químicos, fertilizantes, entre outros.

Com uma formação técnica atualizada, o engenheiro de minas também possui visão crítica e reflexiva, absorvendo as mudanças de cenário, que ocorrem com a inclusão de novas tecnologias também na sua área de trabalho.