Durante a pandemia de Covid-19, o papel dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) se tornaram ainda mais importantes para a população em situação de vulnerabilidade social. Com o aumento do desemprego, da pobreza e da violência doméstica, muitas famílias precisaram recorrer aos serviços socioassistenciais oferecidos pelo órgão. Em Criciúma, são seis unidades do CRAS na cidade.

O secretário de Assistência Social e Habitação, Bruno Ferreira, explica que o CRAS é a porta de entrada para as famílias que precisam de serviços da assistência social. “As famílias que procuram o CRAS ou que são encaminhados por outras políticas, são orientados quais os benefícios socioassistenciais que podem acessar. Eles podem participar de oficinas, encontros com famílias, com diversos temas que tem como objetivo fortalecer o convívio familiar e com a comunidade”, ressalta.

Para garantir a continuidade do atendimento, as unidades precisaram se adaptar às medidas de distanciamento social e implementar novas estratégias de atendimento remoto, como ligações, videochamadas e e-mails.

Além disso, com o corte de mais de um milhão de pessoas em situação irregular no Programa Bolsa Família, algumas famílias atendidas pelos CRAS tiveram seu benefício bloqueados. “Neste mês aproximadamente 343 famílias foram retiradas do programa, no entanto, estes bloqueios podem ser por diversos motivos por existir cadastros de famílias unipessoais, por ser identificada irregularidades e falta de atualização”, expõe o secretário.

Apesar dos desafios, o CRAS se mostrou ser um importante aliado da população em situação de vulnerabilidade social durante a pandemia, garantindo o acesso aos serviços socioassistenciais e promovendo a proteção social e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

Unidades do CRAS em Criciúma:

  • CRAS Cristo Redentor: Rua Cecília Maria Vieira Batista, sn – Cristo Redentor. Telefone: 3439 4259
  • CRAS Renascer: Rua Antonio Lima, 202 – Renascer. Telefone: 3439 7406.
  • CRAS Próspera: Rua José Jerônimo, 70 – Argentina. Telefone: 3445 8921.
  • CRAS Tereza Cristina: Rua João Spilere, 1064 – Tereza Cristina. Telefone: 3445 8941.
  • CRAS Santa Luzia: Rua Luís Euríco Tejera Lisboa, 330 – 388 – Promorar Vila Vitoria. Telefone: 3445 8940.
  • CRAS Vila Miguel: Rua Santa Isaura de Jesus dos Santos, 510 – Vila Miguel. Telefone: 3478 5002.
  • UNIDADE CENTRAL: Rua Araranguá, 300 – Centro. Telefone: 3445 8912.