Um incentivo ao turismo de Criciúma ganha forma a partir do convênio firmado entre a Prefeitura Municipal e a Satc. Será feito o projeto de ampliação da Mina de Visitação Octávio Fontana. O convênio para contratação dos serviços técnicos da equipe da Satc foi assinado na noite desta quinta-feira (6), durante as comemorações dos 142 anos de colonização de Criciúma.

“Temos certeza que esse será um marco na ampliação do turismo da cidade. Assim Criciúma terá o reconhecimento nacional”, apontou o prefeito Clésio Salvaro. O novo complexo turístico envolve, portanto, a Mina Octávio Fontana e o mirante Realdo Santos Guglielmi. Assim, a proposta é ampliar o roteiro, com o passeio em uma nova galeria de mina que passará por baixo do Morro Cechinel.

O projeto que será feito pela Satc, com o apoio do Siecesc, deve ser concluído no final de março. Ele está orçado em R$ 384 mil. Então, essa nova ligação entre a mina e o mirante envolve o trajeto das minas São Pedro e São Simão. A extensão poderá variar de 800 a 900 metros.

“O carvão mineral está presente na história de Criciúma. A Mina de Visitação, já administrada pela Satc, é um espaço para manter essa história preservada. Com o projeto, teremos então a oportunidade de mostrar ainda todo esse momento de transformação que o carvão vive e os planos futuros”, explica o diretor executivo da Satc, Fernando Luiz Zancan.