Após a prorrogação das inscrições para participação do Sistema de Seleção Unificada (SISU 2021), o Ministério da Educação (MEC) anunciou que a classificação parcial dos candidatos voltará a ser apresentada da mesma forma que era nas edições anteriores de 2020, com o intuito de retirar as “notas fantasmas”. As inscrições para participação do SISU foram prorrogadas até a próxima quarta-feira (14), às 23h59.
Com essa decisão do MEC, a nota de corte do participante classificado na sua primeira opção de inscrição, não será computada na segunda opção. Desse modo, faz-se com o que na listagem parcial não sejam inclusas as notas dos participantes fantasmas, acabando com a classificação dupla. O que tende também a ter uma diminuição das notas de corte.
Para a estudante Claudia Trescher, que dá dicas de estudos em seu Instagram, essa mudança estabelecida pelo MEC foi um ajuste assertivo em relação a alguns problemas técnicos do Enem 2020. “O SISU serve para fazer a aplicação da nota do Enem para universidades públicas, só que do jeito que iam fazer, não ia ser legal. Pois com as classificações fantasmas as notas de corte ficavam muito elevadas. Tinha pessoas que colocavam cursos como segunda opção, mas nem cogitavam realmente fazer aquela faculdade e apareciam na classificação”, contou Claudia.
De acordo com o Ministério, o sistema de inscrição do SISU estará apto a operacionalizar essa alteração em dois momentos: de meia-noite até 1h da manhã de terça-feira (13) o sistema fará o cálculo e a divulgação do primeiro ranque das inscrições nesse formato; o segundo momento ocorrerá da meia noite até 1h da manhã de quarta-feira (14). Assim, os candidatos podem fazer alterações na terça-feira e quarta-feira durante o dia todo, utilizando da sistemática do SISU 2019.