Uma massa de ar frio, que passa pela região Sul de Santa Catarina, provoca o frio mais intenso que está sendo sentido e que vai continua. Esse mesmo fenômeno foi responsável pela passagem de ventos mais fortes, com rajadas de até 10 km/hora, que castigaram algumas cidades do sul catarinense.

O tempo frio é sentido principalmente nas manhãs. Nesta terça-feira (25) o termômetro da estação meteorológica da Satc registrou 3,9ºC no amanhecer. Já na quarta e quinta-feira, a temperatura ficará em torno de 5°C. Na sexta, a mínima registrada será entre 6° a 7°C.

Apesar da semana ser com bastante sol, as temperaturas não subirão durante o período da tarde, ficando perto dos 20ºC. Segundo o doutor em Climatologia da Epagri de Urussanga, Márcio Sônego, uma massa de ar frio forte chega no domingo e ela irá ficar até a próxima semana. “Junto com essa massa de ar frio que vai chegar, teremos também um vento oeste, sudoeste moderado durante esse período, mas ele não será tão forte quanto o que passou recentemente”, informou.

Mas, esses ventos não se comparam aos do último fim de semana. Em determinadas localidades, como a região da barragem do Rio São Bento, em Siderópolis, o pico foi de 116km/h. “Apesar disso, para essa semana teremos não vamos ter ventos tão fortes quanto esse registrado”, ressaltou Sônego.

A temporada de pesca da tainha começou em maio e agora os pescadores poderão se animar. “Com esse tempo e a situação da maré há o indicativo de que possam aparecer mais tainhas na região”, afirmou Sônego.