Segundo o Comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar (BPM), Tenente Coronel Sandi Murís de Medeiros Sartor, no primeiro quadrimestre de 2021, a Polícia militar atendeu 711 acidentes de trânsito sem vítimas e 206 acidentes com vítima na cidade de Criciúma. Já, em 2022 foi registrado um ligeiro aumento no número de acidentes, sendo que também no primeiro quadrimestre de 2022 foram atendidos 753 acidentes de trânsito sem vítimas e 230 com vítimas. 

Com relações as infrações de trânsito, no mesmo período de 2021, o Oficial relata que a Polícia Militar (PM) flagrou 7.459 infrações cometidas pelos condutores de veículo na cidade de Criciúma. Em 2022, este número reduziu para 6.264 infrações. A esmagadora maioria destas infrações referem-se ao não uso do cinto de segurança e o manuseio indiscriminado do telefone celular ao volante. Situações estas que inclusive constituem alvo de alerta constante das Autoridades e da mídia como um todo. 

“A Polícia Militar entende que a fiscalização de trânsito é de extrema importância, pois contribui para a segurança viária e consequentemente para a preservação de vidas”, comenta o comandante. 

Sartor destaca ainda que é no trânsito que inúmeros crimes são evitados e flagrados, pois vários agentes procurados são abordados, veículos clonados ou roubados são recuperados e armas de fogo e drogas são apreendidas.  

“Por estes motivos atuamos diariamente com ações simultâneas por meio de Barreiras Policiais Militares em pontos estratégicos da cidade de Criciúma. Quanto ao aspecto Prevenção, neste mês estamos dedicando parte do tempo das aulas do PROERD para orientar nossas crianças, pois afinal de contas serão nossos motoristas e pedestres do futuro”, ressalta. 

O Comandante orienta para que o condutor de um veículo automotor tenha a todo o instante o domínio do seu veículo a fim de evitar acidentes e principalmente perdas irreparáveis para si ou para outrem. O trânsito tem que ser tratado por todos os usuários da via com responsabilidade e respeito às normas, incluindo aqui também os pedestres. Por fim, diz que a fiscalização se faz indispensável, pois apesar de todas as orientações e campanhas realizadas, infelizmente muitos são os condutores que insistem em desrespeitar as normas de trânsito. 

 Projetos educacionais visam ensinar crianças sobre o trânsito 

Com o intuito de ensinar crianças do Ensino Fundamental de diferentes escolas de Criciúma sobre o trânsito. Neste mês de maio a Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT) criou o projeto “Educação para o Trânsito”. O programa consiste em visitas em visitas educacionais nos ambientes escolares, nas quais os alunos da terceira e quinta série do fundamental ganharão materiais didáticos sobre os cuidados que devem tomar sobre o trânsito.  

Segundo o Agente de trânsito, Valdonir Candido, até agora 10 escolas já foram visitadas e em torno 1.400 kits distribuídos. “São dois projetos que estão sendo feitos paralelamente, na terceira série do fundamental se chama Trânsito legal enquanto na quinta série, também do fundamental, se chama Trânsito Seguro”, ressalta.  

 Em ambos os projetos são entregues aos alunos um kit de cada e os agentes explicam sobre o assunto do livro. No projeto Trânsito Seguro é um kit dividido em cinco volumes, a cada um fica mais complexo os assuntos, nestes kits além de explicar sobre normas do trânsito também há jogos e brincadeiras.