Quem nunca se imaginou sendo repórter? Ou dando ‘boa noite’ para William Bonner no Jornal Nacional? Com o ‘Dia de Repórter’, realizado pelo curso de Jornalismo do Centro Universitário Satc (UniSatc), essa experiência pode se tornar realidade. É que com a atividade, os participantes não trabalham no Jornal Nacional, mas têm a possibilidade de encarar os desafios da profissão e sentir na pele como é ser jornalista. A próxima edição ocorre na terça-feira, 26 de julho.

O ‘Dia de Repórter’ é gratuito e aberto para o público em geral. É uma oportunidade para que aqueles que estejam pensando em cursar Jornalismo saibam como é o dia a dia da profissão. “É o momento de experimentar a vivência da construção e elaboração de uma pauta jornalística. Neste dia, os participantes têm contato com a rotina de uma redação dos mais variados meios de comunicação”, destaca a coordenadora do curso de Jornalismo da UniSatc, Kaki Farias.

Para a acadêmica da primeira fase de Jornalismo, Roberta Martins, que participou a última edição do ‘Dia de Repórter’, a experiência foi fundamental para ter certeza da profissão que queria seguir. “Foi uma experiência única! Eu sempre fiquei brincando de ser repórter com meus amigos e poder realizar isso com o microfone e a câmera é totalmente diferente”, conta.

O que começou como uma atividade experimental, hoje já se tornou a profissão de Roberta. Atualmente, ela já atua como estagiária em um portal de notícias e uma rádio de Criciúma.

Como ser repórter por um dia

Na prática, os participantes fazem entrevistas, apresentam programas de rádio, falam com a câmera, batem fotos e aprendem os fundamentos básicos necessários para fazer uma reportagem. Para participar, os interessados podem se inscrever direto pelo Instagram do curso, o @jornalismounisatc.