Para comemorar o Dia Nacional do Livro, o colégio Satc está realizando mais uma edição da Jornada Literária. O projeto é desenvolvido pelos alunos do ensino médio e tem por objetivo estimular a criatividade juntamente com a literatura. A iniciativa ocorre nos meses de outubro e novembro.

Em 2019 o projeto se chamava Semana Literária, porém com pouco tempo para ver a exposição de arte, a coordenação do colégio optou por estender a data. “Nossa proposta é incentivar a leitura, trazer uma reflexão da Semana de Arte Moderna. O que está presente na jornada pelas pesquisas dos autores, das obras naquela época”, relatou a coordenadora do ensino médio Adriana Just. 

O trabalho envolveu as matérias de literatura, artes e a escrita criativa, nova disciplina do novo ensino médio. “Tudo isso movimentou uma pesquisa científica, literária e uma reinterpretação da forma que eles entendiam. Precisamos trabalhar cada vez mais com a criatividade do aluno”, explicou Adriana. 

Jornada literária trabalha a prevenção

Além da Jornada Literária, a disciplina de Biologia também teve participação para conscientizar as pessoas sobre o outubro rosa, câncer de mama, e o novembro azul, câncer de próstata. “Teve uma pesquisa em sala de aula, uma discussão sobre o tema e realizaram estes cartazes da prevenção”, completou a coordenadora. 

O projeto reforça a importância da arte e da literatura na vida do aluno. “A escola não é só uma etapa, o ensino médio não é uma etapa entre o ensino fundamental e o ingresso na faculdade. Ele precisa fazer sentido para o aluno, pois são as memórias que a gente cria”, ressaltou Adriana. 

Alguns projetos que foram apresentados está o da turma 1001 que desenvolveu o projeto Aqui se Fala Assim, da disciplina de Gramática e da Escrita Criativa. O objetivo era a explicação do significado de cada Gírias do Amapá, traduzindo para a região Sul. Outros também, realizaram a releitura da capa do livro do Diário de Anne Frank e noutros um curta metragem.