O Colégio SATC promoveu, entre os dias 26 e 31 de outubro, a Jornada Literária, envolvendo estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio. A programação reuniu apresentações culturais, contação de histórias, exposições e produções autorais. A iniciativa valorizou a leitura, a criatividade e o protagonismo dos alunos, além de destacar a importância da literatura no desenvolvimento educacional.

  • Integração de todos os níveis de ensino em atividades literárias e culturais.
  • Lançamento do livro autoral Contos, Crônicas e Poemas, produzido pelos estudantes.
  • Exposições, sarau literário, teatro, dança e apresentações musicais.
  • Contação de histórias para estimular a imaginação, a leitura e a expressão de sentimentos.
  • Incentivo à leitura na rotina escolar e valorização do protagonismo dos alunos com a participação das famílias.

O Colégio SATC promoveu, entre os dias 26 e 31 de outubro, a Jornada Literária, uma semana dedicada à literatura, à arte e à expressão criativa. A iniciativa integrou estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio em uma programação que reuniu mostras de trabalhos, contação de histórias, sarau literário, apresentações de dança, teatro e música. O evento também marcou o lançamento de produções desenvolvidas pelos próprios alunos, como o livro ‘Contos, Crônicas e Poemas’. A proposta conectou diferentes linguagens e experiências de aprendizagem, incentivando a leitura, a escrita, a criatividade e o protagonismo dos estudantes.

Ao longo da semana, as atividades também permitiram compartilhar com a comunidade escolar os projetos desenvolvidos em sala de aula, evidenciando como a literatura pode contribuir para o desenvolvimento intelectual, cultural e social dos alunos nas diferentes fases da formação.

A Jornada Literária representa uma oportunidade de celebrar a arte e a escrita em todas as etapas da aprendizagem. “A literatura tem um papel importante na formação dos nossos alunos, porque amplia repertórios, estimula a criatividade e permite que cada estudante encontre diferentes formas de interpretar e expressar o mundo. A Jornada celebra a arte e a escrita em todas as fases da aprendizagem, valorizando as produções, as ideias e o protagonismo de cada turma”, conta a diretora do Colégio SATC, Izes Machado Beloli.

Produção literária e expressão artística

A programação começou na segunda-feira (26), com o lançamento do livro ‘Contos, Crônicas e Poemas’, produzido por estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. A publicação reuniu textos autorais e proporcionou aos alunos a experiência de transformar suas ideias e criações em uma obra literária.

Na terça-feira (27), o 2º Sarau Literário, “Versos e Acordes: Inspirando Sonhos”, abriu espaço para a apresentação de poemas, textos autorais, música e dança. A programação também contou com uma peça teatral baseada na obra ‘O Santo e a Porca’, apresentada pelas turmas do 1º ano do Ensino Médio.

“Durante a semana, o campus recebeu exposições de projetos desenvolvidos pelos nossos estudantes do Ensino Médio ao longo do ano. Entre os trabalhos estavam charges com o tema ‘Inspirar, Transcender e Guiar Sonhos’, capas de livros inspiradas em contos nacionais, produções para a publicação Contos, Crônicas e Poemas e a exposição ‘Salvaterra: memórias, grafites e stickers’,” destaca a coordenadora do Ensino Médio do Colégio SATC, Adriana Just.

Outras propostas abordaram a história e a cultura catarinense, a construção de móbiles, a produção de almofadas para criar memórias, o movimento de luta antirracista, a reinterpretação de heróis indígenas, a obra ‘A Paixão Segundo G.H.’, por meio de caixas enigmáticas. A programação também incluiu atividades sobre cordel e guias turísticos.

“As produções demonstraram como a literatura pode dialogar com diferentes áreas do conhecimento e estimular os alunos a pesquisar, interpretar, criar e compartilhar ideias. Ao trabalhar com referências culturais, históricas e sociais, as atividades também ampliam o repertório dos estudantes e incentivam uma participação mais ativa no processo de aprendizagem”, relata Adriana.

Imaginação em desenvolvimento

A contação de histórias também integrou a programação durante todas as tardes, com atividades voltadas à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental Anos Iniciais. Uma das convidadas foi a escritora, Eliane Albino de Souza, autora do livro ‘Contos e Encantos’, que conduziu encontros com as crianças e apresentou narrativas relacionadas a sentimentos, sonhos e superação.

“Contar histórias é uma das minhas paixões. Nesta semana, além de incentivar a leitura e a escrita, procurei trabalhar com as crianças a questão dos sonhos. Todos podemos sonhar, mas precisamos entender que a realização também depende da nossa participação, do planejamento e do esforço. Na história da lagarta, por exemplo, mostro que sonhar é o primeiro passo e que precisamos ter paciência e coragem para seguir em frente”, explica Eliane.

O professor da UniSATC e escritor, Fabiano Naspolini de Oliveira, também participou das atividades de contação. “A contação de histórias trabalha o lúdico, o vocabulário e a interpretação, mas também permite que a criança vivencie sentimentos. Por meio das narrativas, conseguimos abordar o medo, a ansiedade, a alegria e a superação, questões que ainda podem ser complexas para os pequenos compreenderem. A história oferece um caminho para que os pequenos sintam e reconheçam essas emoções”, ressalta.

A experiência também desperta a curiosidade dos estudantes. Para Alice Dutra Machado, do 1º ano A, as histórias apresentadas durante a Jornada foram uma oportunidade de conhecer novas narrativas. Entre as preferidas, ela escolheu a do elefantinho que não sabia a cor do amor. Já Laura Izidoro, do 2º ano B, destacou o interesse pelos livros disponíveis para doação e pela história sobre os animais do bosque. “Sempre gosto de vir na biblioteca escolher meus livros e hoje a gente até escolheu um dos que estavam para doação, e escolhi o as ‘Aventuras de Mãe’,” relata a aluna.

Leitura na rotina escolar

Além das atividades da Jornada Literária, o incentivo à leitura faz parte das propostas desenvolvidas ao longo do ano. No Ensino Fundamental Anos Iniciais, os estudantes participam de momentos de escolha e empréstimo de livros, levando as obras para casa e compartilhando as experiências de leitura com os colegas e professores.

A professora do 2º ano B, Jucelma Duarte, observa que a prática contribui para o desenvolvimento da comunicação e do raciocínio dos alunos. “Quanto mais os alunos leem, mais interesse demonstram pela leitura. Levam os livros para casa, retornam à escola e compartilham as histórias com a turma. Conseguimos perceber um desenvolvimento tanto na fala quanto no raciocínio. Esses momentos literários são fundamentais para acompanhar o crescimento que a leitura proporciona”, afirma.

No 1º ano A, a auxiliar de desenvolvimento infantil Laura Beretta Gava também destaca os reflexos da leitura na criatividade e na capacidade de concentração. A turma visita a biblioteca quinzenalmente, escolhe livros para levar para casa e participa de momentos de contação de histórias.

“A leitura estimula a criatividade e a imaginação, porque permite que as crianças criem diferentes possibilidades a partir das narrativas. Também é uma oportunidade de aproximá-las dos livros e ampliar o interesse por esse hábito. Durante as contações, percebemos o envolvimento, a atenção e a participação dos alunos, que interagem com as histórias e com quem está contando”, relata.

Protagonismo dos alunos

A Jornada Literária foi encerrada com atividades que aproximaram ainda mais os estudantes da literatura e envolveram a comunidade escolar. No Dia do Diferente, alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio criaram fantasias inspiradas em escritores e personagens literários, utilizando a criatividade para representar referências do universo dos livros.

No sábado (31), os estudantes do Ensino Fundamental Anos Iniciais participaram de uma manhã de autógrafos com suas famílias. “Cada turma apresentou um livro produzido ao longo do ano, em parceria com a Editora SATC. As publicações foram lançadas durante a Jornada Literária, proporcionando aos alunos a experiência de compartilhar suas produções com os familiares e celebrar o trabalho realizado em sala de aula”, enfatiza a diretora.

O encontro também contou com uma contação de histórias conduzida pela professora, Sinara Colonetti.