A integração com a natureza oferece diversos estímulos para as crianças, que permitem a exploração e conhecimento do mundo ao seu redor. Essa vivência enriquecedora permite a utilização de habilidades importantes que transformam o desenvolvimento educacional na fase escolar. No Colégio Satc, a criatividade, a curiosidade, a atenção, a percepção e o pensamento crítico são conectados com atividades ao ar livre. A maior escola de Criciúma tem uma área de 550 mil m2 e reúne ambientes únicos em toda a região. Como um horto florestal, trilha ecológica, campos para jogos e atividade, e também, parques externos para a diversão dos pequenos.

Ao explorar a natureza e seus diferentes elementos, nas mais variadas situações, a criança descobre e apreende sobre o mundo, indispensável desde a Educação Infantil. “Estar em contato com o meio ambiente é um privilégio, pois proporciona experiências, estímulos, apreciação do meio que vivem e auxilia na evolução das descobertas. Este contato oferece a observação das curiosidades, das diversas formas, cores, cheiros, sensações. Sendo assim, a criança se conecta e desenvolve habilidades importantes, como a percepção da diversidade”, relata a professora da Educação Infantil III do Colégio Satc, Ana Júlia Warmling.

Além dos benefícios para a saúde física, o contato com a natureza oferece diversos estímulos que permitem às crianças explorarem diferentes elementos. “A natureza traz um fluir diferente para as crianças, transmite um relaxamento importante para a hora do estudo. Nossas crianças estão aqui num espaço amplo, livres, mas ao mesmo tempo estando seguros. Basta dar uma passada no campus pra ver os alunos no complexo esportivo, jogando bola, fazendo atividades e é visível a felicidade deles de estarem ali naquele espaço que eles ficam livres”, destaca a diretora do Colégio Satc, Izes Beloli Coral.

Projetos na natureza

Ao brincar na terra, na grama, no jardim, na areia e nas pedrinhas, o aluno é estimulado em seus diferentes sentidos e desenvolve um aprendizado mais ativo e explorador.

A natureza é um importante vetor para o desenvolvimento intelectual, emocional, social, espiritual ou físico dos alunos. “A partir do projeto ‘Vamos à Horta’, realizamos em sala de aula atividades com a teoria e colocávamos em prática no horto da instituição. Lá era a hora de colocar as mãozinhas curiosas na terra, de explorar e também de plantar os alimentos, como o tomate cereja, o milho, temperos e chás”, conta Ana Júlia.

Os pequenos curiosos Guardiões da Terra puderam ao longo do ano, observar, regar e cuidar de suas plantações, podendo vivenciar o desenvolvimento das plantinhas, das sementinhas até a fase da colheita. “Para finalizar o projeto, os alunos produziram na aula de cerâmica um vaso de argila para ser utilizado como uma mini horta. Assim, cada criança pôde pegar um pouco de cada elemento que plantamos, replantar no vaso que será enviado para casa, juntamente, com um livro de receitas que construímos”, explica a professora.