São muitas histórias, muitas vidas e muitas conquistas para relembrar em 63 anos de história. E, contando um pouco de tudo, no fim de tarde desta segunda-feira (2), foi realizada a cerimônia de aniversário da Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (Satc). E para deixar a festividade ainda mais emocionante, foi reinaugurado o Auditório principal da instituição, que, agora, leva o nome do ex-diretor da escola, João Luiz Novelli.  

Representando o ex-diretor estavam presentes sua esposa Marilene Savaris Novelli e seu filho Eduardo Novelli, que também receberam uma homenagem. Além disso, a primeira funcionária da Satc, a senhora Maria Idenes Nunes do Amaral, também foi homenageada durante um teatro onde alunos representaram símbolos dos 63 anos da escola.  

“Relembrar esses anos nos traz memórias muito boas. Hoje somos uma instituição gigante, tudo que envolve a Satc é grandioso e isso se deve as pessoas que aqui estão e que por aqui passaram”, lembrou o diretor administrativo/financeiro da instituição, Márcio Zanuz. 

O sentimento de pertencimento e o carinho com que o colégio é lembrado por quem estudou ou trabalhou também foi lembrado. Durante a sua história, a Satc conectou pessoas, abriu caminhos e trilhou a vida de muitos. “A escola sempre teve um propósito, todos tem uma história que se conecta com a Satc. Todos que passaram por aqui lembram com extrema ternura. Nós somos diferentes, a Satc é diferente e marca a vida das pessoas. O passado nos deixa orgulhosos”, afirmou o reitor da UniSatc, Carlos Antônio Ferreira.  

Um passado sólido e com conhecimento para o futuro 

Com um dos seus pilares voltados a inovação, os próximos 63 anos da instituição devem ser trilhados por esse caminho. Um dos projetos mais recentes da instituição foi apresentado aos colaboradores: A Cidade do Conhecimento.  

“Nós criamos o futuro. A Cidade do Conhecimento é uma parte desse novo futuro que estamos construindo. Junto com alunos, professores, colaboradores e com a sociedade, para transformar esse campus em um distrito de inovação. Estamos olhando para a frente, com os pés no chão, mas sem ficar estagnados. Na Satc somos inquietos”, ressaltou o diretor executivo da Satc, Fernando Luiz Zancan.