O grupo de voluntários Unidos pelo Bem que realizou a campanha Salve a Laura está com um novo bazar solidário, dessa vez, seus esforços estão voltados para duas campanhas de crianças aqui no estado: Juntos por Amelie e Ajude a Jhully

Amelie Francelino é moradora de Criciúma, tem poucos mais de um ano e sofre de duas síndromes: West13 e ALG13. São duas doenças neurológicas raras e sem cura, que causam atraso no desenvolvimento psicomotor. 

Segundo a mãe de Amelie, Sara Francisco Alexandre Pinheiro, tudo começou quando ela percebeu que com cinco meses a filha estava com um atraso em seu desenvolvimento.  

“Ela convulsionava o dia inteiro. Ficou internada 14 dias para conseguir parar as crises, mas não adiantou. Então fizemos um tratamento com uma medicação importada que é a ACTH, hoje em dia ela tem que usar sonda nasoenteral e um leite especial”, relatou Sara.

Com a pequena Jhully a descoberta ocorreu durante a gravidez. Conforme Kálita Côrrea, durante a sua gestação descobriu que a filha estava com tumores no coração, no intestino e com edemas da cintura para baixo. Quando a menina nasceu, logo no terceiro dia de vida, precisou fazer uma cirurgia para retirar o tumor do intestino. 

“Hoje ela tem tumores no coração, linfedema nos membros inferiores do corpo, tumores no sistema nervoso central. Nossa filha ainda precisa passar por cirurgias, se alimenta por sonda nasoenteral em bomba de infusão desde os oito meses. Ela toma morfina de 4 em 4 horas, ainda não fala e nem anda. Estamos lutando por isso”, explicou Kálita. 

Histórias comovem voluntários

Uma das voluntárias do grupo, a jornalista Néria Motta, conta que tudo começou quando souberam do caso das duas crianças. O grupo foi visitar as famílias para entender as doenças e de que forma elas necessitavam de ajuda. 

“Pensamos em proporcionar a melhor condição de vida possível para as crianças e suas famílias. Sabemos que como elas precisam de cuidados especiais as dificuldades se tornar mais intensas, se fosse conosco tenho certeza que teríamos pessoas nos ajudando”, relatou a voluntária.

Voluntários fazem ação para crianças

O Bazar Solidário será realizado nos dias 13 e 14 de agosto, na Catedral São José no Centro de Criciúma. Irá contar com itens novos e usados de vestuário, como por exemplo calçados, acessórios, decoração, as peças estarão por preços a partir de R$ 2,00. 

Para as pessoas que queiram contribuir doando peças podem entrar em contato pelo Instagram @unidospelobem.sc ou pelo número (48) 999420726 que é o contato da Néria Motta.