A ex-acadêmica Layse Andrade Cardoso, do curso de Publicidade e Propaganda da UniSatc, foi destaque no Prêmio Antunes Severo – Profissional do Futuro, promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil em Santa Catarina (ADVB/SC). Com um trabalho que abordou o etarismo no mercado publicitário, a publicitária garantiu o segundo lugar na categoria universitária, consolidando sua posição como um dos destaques acadêmicos do Estado.
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Layse trouxe à tona o preconceito etário, com foco na inclusão de mulheres com mais de 50 anos em campanhas digitais no Sul de Santa Catarina. Diante de um cenário em que a população idosa cresce rapidamente, o estudo investiga como as agências publicitárias da região lidam com a representatividade desse público.
Segundo a publicitária, ao explorar práticas e barreiras, o estudo destacou desafios como a falta de interesse dos clientes em incluir mulheres 50+ em campanhas, a preferência por personagens masculinos e a resistência à inclusão desse público em mídias digitais.
“É hora de rever nossos hábitos de ver e pensar sobre o envelhecimento. Vamos rejuvenescer o conceito de velhice”, ressaltou a ex-acadêmica, que escolheu o tema por acreditar em sua relevância social e por desejar promover transformações positivas no mercado.
Reconhecimento e impacto do etarismo
O Prêmio Antunes Severo – Profissional do Futuro é uma das maiores premiações do Estado, voltada para universitários que desenvolvem trabalhos de conclusão de curso na área de marketing e vendas. A avaliação destaca a aplicação de soluções inovadoras e resultados relevantes para o mercado.
Para o coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da UniSatc, Gutemberg Geraldes, a conquista é reflexo da qualidade do ensino oferecido pela instituição. “O prêmio da ADVB mostra que o curso tem qualidade em todas as suas pontas, principalmente naquilo que é mais importante para nós: a formação de nossos alunos. A conquista da Layse é a materialização de que a formação oferecida pela UniSatc é, sem dúvidas, uma das melhores do Brasil”, destacou.