Graduação em

Design

Desde 2008, nosso curso de Design vem formando profissionais criativos, inovadores e prontos para o mercado. O curso capacita o acadêmico a desenvolver projetos por meio de metodologias, tais como: identidade visual, embalagem, web design, superfície, dentre outros.

Mensalidade

R$ 1.121,80

Período

Noturno

Mais detalhes

Modalidade

Presencial

Tipo de curso

Graduação

Tempo de conclusão

4 anos

Carga horária

2720h

Local

Criciúma - SC
Compartilhe

Mais informações

Que pena, as inscrições não estão abertas. Por favor, envie suas informações e entraremos em contato para esclarecer suas dúvidas.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Fique por dentro

Conheça mais sobre o curso de Design com nosso vídeo

Aonde você quer chegar?

ENADE - (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes)
CPC - (Conceito Preliminar de Curso)
CC - (Conceito de Curso)

PR-CC = Pré requisito componente curricular / PR-CH = Pré requisito carga horária
FUNDAMENTOS DO DESIGN
CÓDIGO COMPONENTE CURRICULAR CH CRÉDITOS TIPO PR-CC PR-CH
1101054 CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO 60.00 4.00 OB
1101034 FUNDAMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL 60.00 4.00 OB
1101014 HISTÓRIA DA ARTE 60.00 4.00 OB
1101024 INTRODUÇÃO AO DESIGN 60.00 4.00 OB
1101044 JORNADA UNIVERSITÁRIA 60.00 4.00 OB
REPRESENTAÇÕES DO DESIGN
CÓDIGO COMPONENTE CURRICULAR CH CRÉDITOS TIPO PR-CC PR-CH
1102054 DESENHO PROJETIVO E PERSPECTIVA 60.00 4.00 OB
1102044 DESIGN E CIDADANIA 60.00 4.00 OB
1102034 METODOLOGIA PROJETUAL - PROJETO INTEGRADOR I 60.00 4.00 OB
1102024 RENDER MANUAL 60.00 4.00 OB
1102014 TEORIA E PRÁTICA DA FORMA E DA COR 60.00 4.00 OB
FUNÇÕES DO DESIGN
CÓDIGO COMPONENTE CURRICULAR CH CRÉDITOS TIPO PR-CC PR-CH
1103044 ERGONOMIA 60.00 4.00 OB
1103014 ESTÉTICA DO PRODUTO 60.00 4.00 OB
1103054 MATERIAIS E PROCESSOS I 60.00 4.00 OB
1103034 PRÁTICAS DO DESIGN - PROJETO INTEGRADOR II 60.00 4.00 OB
1103024 SEMIÓTICA APLICADA 60.00 4.00 OB
DESIGN EDITORIAL
CÓDIGO COMPONENTE CURRICULAR CH CRÉDITOS TIPO PR-CC PR-CH
1104014 EDITORAÇÃO ELETRÔNICA 60.00 4.00 OB
1104024 FOTOGRAFIA 60.00 4.00 OB
1104054 MATERIAIS E PROCESSOS II 60.00 4.00 OB
1104034 PROJETO GRÁFICO EDITORIAL - PROJETO INTEGRADOR III 60.00 4.00 OB
1104044 TIPOGRAFIA 60.00 4.00 OB
DESIGN DE SUPERFÍCIE
CÓDIGO COMPONENTE CURRICULAR CH CRÉDITOS TIPO PR-CC PR-CH
1105054 DESIGN DA INFORMAÇÃO 60.00 4.00 OB
1105044 ILUSTRAÇÃO DIGITAL 60.00 4.00 OB
1105064 LIBRAS 60.00 4.00 OP
1105014 MODELAGEM 3D I 60.00 4.00 OB
1105034 PROJETO EM DESIGN DE SUPERFÍCIE - PROJETO INTEGRADOR IV 60.00 4.00 OB
1105024 RELACIONAMENTO E COMPORTAMENTO EMPRESARIAL 60.00 4.00 OB
DESIGN DIGITAL
CÓDIGO COMPONENTE CURRICULAR CH CRÉDITOS TIPO PR-CC PR-CH
1106044 ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO 60.00 4.00 OB
1106054 MODELAGEM 3D II 60.00 4.00 OB
1106014 MULTIMÍDIA E ANIMAÇÃO DIGITAL 60.00 4.00 OB
1106034 PROJETO EM UX & UI - PROJETO INTEGRADOR V 60.00 4.00 OB
1106024 UX DESIGN 60.00 4.00 OB
DESIGN DE PRODUTO
CÓDIGO COMPONENTE CURRICULAR CH CRÉDITOS TIPO PR-CC PR-CH
1107024 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 60.00 4.00 OB
1107054 DESIGN CERÂMICO 60.00 4.00 OB
1107044 LABORATÓRIO DE PROTÓTIPOS E MATERIAIS 60.00 4.00 OB
1107034 PFC I 60.00 4.00 OB
1107014 PROJETO DE PRODUTO - PROJETO INTEGRADOR VI 60.00 4.00 OB
DESIGN ESTRATÉGICO
CÓDIGO COMPONENTE CURRICULAR CH CRÉDITOS TIPO PR-CC PR-CH
1108044 BRANDING E GESTÃO DE DESIGN 60.00 4.00 OB
1108024 DESIGN DE SERVIÇOS 60.00 4.00 OB
1108064 ESTÁGIO 200.00 2.00 OB
1108054 ÉTICA, DIREITOS HUMANOS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS 60.00 4.00 OB
1108014 PFC II 60.00 4.00 OB
1108034 TÓPICOS ESPECIAIS EM DESIGN 60.00 4.00 OB
Carga curricular
2600
Carga complementar
120
Carga total
2720

PR-CC = Pré requisito componente curricular / PR-CH = Pré requisito carga horária

Tem interesse a respeito do curso?

Deixe seu contato e tire suas dúvidas conosco sobre o curso.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

O que oferecemos na nossa formação em Design

Desenhos em geral, web design, blogs, edição de vídeo, comunicação e identidade visual, design de produtos, estampas, tipografia, diagramação de livros, catálogos e revistas são algumas práticas que acontecem nessa área.

Mas em um segmento desses, nada se limita, podendo ser até mesmo um empreendedor de sucesso.

A formação habilita o profissional para desenvolver o visual de produtos físicos ou digitais, e poder utilizar diferentes elementos, culturas e referências para desenvolver seus conceitos e linguagens.

Trazendo tendências à informação visual, o designer impressiona a cada arte, colocando suas ideias de forma criativa e alavanca qualquer produto ou serviço.

Caminhos da carreira de Design

O Designer pode atuar na área digital, projetando e desenvolvendo interfaces para mídias digitais. Também pode desenvolver embalagens, identidades visuais, fotografia, projetos cerâmicos, design de superfície para a indústria da moda, editoriais. Bem como, outras atividades voltadas à parte gráfica, projetual, simbólica e funcional de um produto.

Entre em
contato

Recepção
Fale Conosco
Comercial
Coordenação
Solange Silverio Bianchini
Secretário(a) de departamento
Danielly Kempa
Danielly Kempa
FAQ

Aqui vão algumas respostas
das perguntas mais frequentes

Sobre as
graduações

As aulas são das 18h50 às 22h de segunda a sexta.

Você pode ingressar na UniSatc sendo Aluno ou ex-aluno Satc, Disciplina isolada, ENEM,
Curso Superior já concluído, Transferência EX OFFICIO, Transferência externa e Análise de
Desempenho. Veja mais detalhes.

As Atividades Complementares são consideradas como parte integrante do currículo dos
cursos de Graduação, cada curso tem sua quantidade de horas a serem entregues e um
professor para orientar na entrega.

A rematrícula é feita pelo portal do aluno ao final de cada semestre.

Ficou com alguma dúvida?

Talvez se interesse por

O que está esperando?
Faça parte da UniSatc

Ementa do curso

FUNDAMENTOS DO DESIGN

CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO


Conceitos de Criatividade e Inovação. O perfil criativo na indústria criativa e no empreendedorismo. Raciocínio convergente e divergente dentro da comunicação. Processos de investigação, análise e criação por meio de técnicas e ferramentas no processo criativo. Cocriação e o potencial criativo em equipe.

FUNDAMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL


A estética, a partir do estudo da forma, como componente do processo de projeto de design. Refletir sobre as conexões entre os conhecimentos estéticos e culturais expressando-os por meio das linguagens de representação. Elementos básicos da linguagem visual, relações de composição e relações do espaço bidimensional.

HISTÓRIA DA ARTE


A disciplina introduz conceitos fundamentais do design através da sua história, fazendo uma análise dos movimentos e escolas como produtos históricos que refletem a o contexto cultural ao qual estão inseridos com o objetivo de oferecer um repertório de imagens para que o aluno amplie a sua cultura visual, enriqueça sua cultura e tenha referências visuais para desenvolvimento de projetos gráficos.

INTRODUÇÃO AO DESIGN


A disciplina introduz conceitos fundamentais do design por meio do diálogo com distintas áreas de conhecimento e das atividades humanas promovendo conexões históricas, estéticas e culturais.

JORNADA UNIVERSITÁRIA


Como será minha jornada na universidade? Significado do tripé Ensino, Pesquisa e Extensão. Métodos de pesquisa científica e levantamento de dados; biblioteca física e virtual; construção textual e escrita de artigos; gêneros discursivos acadêmicos. O Projeto Integrador; o Empreendimento de Conclusão de Curso; e o Trabalho de Conclusão de Curso. O Business Model Canvas e sua aplicação; métodos de validação de problema; análises de dados e mercado. Análises de fontes seguras; normas da ABNT para formatação dos trabalhos; normas ABNT para referências bibliográficas. Ferramentas digitais para formação. Métodos de apresentação: apresentação formal, pôster e pitch.

REPRESENTAÇÕES DO DESIGN

DESENHO PROJETIVO E PERSPECTIVA


Visão espacial, de acordo com os princípios fundamentais do desenho projetivo; formas geométricas em elementos orgânicos; cálculo de áreas e volumes de figuras e sólidos geométricos; projeção de objetos utilizando as técnicas de desenho projetivo e suas normas; superfícies planificadas de sólidos geométricos. Interpretação e expressão gráfica da perspectiva na produção do design.

DESIGN E CIDADANIA


Cultura, comunicação e sociedade. Processos de Socialização. Formação da sociedade capitalista. As Revoluções Industriais. Relações sociais, Diferenças e Desigualdade Social. Direitos, Deveres e Cidadania. Meio ambiente e sustentabilidade. Práticas de ESG: significado, importância e abrangência.

METODOLOGIA PROJETUAL - PROJETO INTEGRADOR I


Conceitos de Metodologia, método e processo. Discurso do método. Metodologia Científica e Projetual. Metodologias do Design (Gráfico X Produto). Desenvolvimento de Projeto interdisciplinar, com desenvolvimento de atividades extensionistas. Adquirindo as seguintes competências citar as competências conforme consta na DCN do curso, de acordo com o semestre.”

RENDER MANUAL


Expressão gráfica de elementos bidimensionais e tridimensionais, desenho de observação e técnicas de ilustração, escala tonal, hachuras, contrastes de luz e sombra. Desenho da figura humana, formas naturais e objetos.

TEORIA E PRÁTICA DA FORMA E DA COR


A disciplina introduz conceitos fundamentais do uso da forma e da cor no design gráfico abordando temas como teoria da percepção, Gestalt, harmonia e contraste cromático, bem como a relação entre cor e comunicação visual. Através de estudos teóricos, análise de casos e exercícios práticos busca capacitar a produção de projetos gráficos que sejam visualmente impactantes, comunicativos e esteticamente coerentes.

FUNÇÕES DO DESIGN

ERGONOMIA


Caracterização da Ergonomia e sua aplicação no design. Aplicação de conceitos, metodologias e técnicas de avaliação ergonômica em produtos e serviços. Conceituação, projeto e avaliação de produtos com base no design universal. Elaboração de projetos de produtos com ênfase em aspectos ergonômicos.

ESTÉTICA DO PRODUTO


Conceitos fundamentais de estética; História da Estética: Idade dogmática ou platonismo, Idade Crítica ou kantismo, Idade moderna ou positivismo; Estética: conceitos gerais e possíveis definições; O belo ou a beleza; A forma e o conteúdo; estética visual; A experiência estética; Estética, cognição e emoção; Comunicação estética aplicada ao design; Preferências, valores e normas estética: filogênese, ontogênese e sociogênese; A estética no design: função, necessidade e experiência; Avaliação estética aplicada ao design (pesquisa e levantamento de dados)

MATERIAIS E PROCESSOS I


Histórico dos processos gráficos, fundamentos básicos de produção gráfica, processos de impressão, suportes para impressão, acabamentos gráficos, o projeto de design gráfico e sua relação com os processos de impressão e reprodução, processos usuais em indústrias gráficas.

PRÁTICAS DO DESIGN - PROJETO INTEGRADOR II


Funções do Design aplicadas em projetos. Função Prática, trabalhando contextos de ergonomia e usabilidade. Função Estética, trabalhando experiência e sensações. Função Simbólica, trabalhando contextos de significado e cultura. Une contextos criativos e metodológicos para resolução de problemas e geração de valor por meio do Design. Desenvolvimento de Projeto interdisciplinar, com desenvolvimento de atividades extensionistas. Adquirindo as seguintes competências citar as competências conforme consta na DCN do curso, de acordo com o semestre.”

SEMIÓTICA APLICADA


: Semiótica e interface com o Design; Filosofia e Semiótica; Simbologia dos recursos gráficos; Design gráfico como um processo semiótico; Tradução intersemiótica; Introdução às ciências cognitivas e sua aplicação no Design gráfico; desenvolvimento de peças gráficas com ênfase nos aspectos semióticos.

DESIGN EDITORIAL

EDITORAÇÃO ELETRÔNICA


Histórico da evolução dos processos de impressão. Prática em software de editoração eletrônica, e recursos para a editoração de projetos. Fechamento de arquivos.

FOTOGRAFIA


História da fotografia; Estudos da Imagem; Aplicações da fotografia no design; As diferentes linguagens fotográficas; Composição fotográfica; Noções técnicas da câmera e de tratamento de imagens.

MATERIAIS E PROCESSOS II


Gerenciamento de cores e processos de impressão, da fotografia ao fechamento de arquivos para impressão. Conhecimento dos materiais de impressão gráfica, sustentabilidade, controle de qualidade e custos de produção. Produção de materiais gráficos com a utilização de softwares (vetorial e bitmap).

PROJETO GRÁFICO EDITORIAL - PROJETO INTEGRADOR III


Projeto gráfico interdisciplinar de periódicos impressos (livros, jornais e revistas), utilizando conhecimentos e ferramentas da área de fotografia digital, editoração eletrônica e materiais e processos de impressão.

TIPOGRAFIA


O alfabeto e o desenvolvimento da escrita. História e evolução da tipografia. Os tipos clássicos. Tipografia contemporânea e tecnologia digital. Anatomia, classificação e famílias. Utilização e combinação de tipos. A tipografia como forma de expressão. Experimentação tipográfica. Desenvolvimento de fontes digitais.

DESIGN DE SUPERFÍCIE

DESIGN DA INFORMAÇÃO


ILUSTRAÇÃO DIGITAL


LIBRAS


MODELAGEM 3D I


PROJETO EM DESIGN DE SUPERFÍCIE - PROJETO INTEGRADOR IV


RELACIONAMENTO E COMPORTAMENTO EMPRESARIAL


DESIGN DIGITAL

ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO


MODELAGEM 3D II


MULTIMÍDIA E ANIMAÇÃO DIGITAL


PROJETO EM UX & UI - PROJETO INTEGRADOR V


UX DESIGN


DESIGN DE PRODUTO

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL


DESIGN CERÂMICO


LABORATÓRIO DE PROTÓTIPOS E MATERIAIS


PFC I


PROJETO DE PRODUTO - PROJETO INTEGRADOR VI


DESIGN ESTRATÉGICO

BRANDING E GESTÃO DE DESIGN


DESIGN DE SERVIÇOS


ESTÁGIO


ÉTICA, DIREITOS HUMANOS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS


PFC II


TÓPICOS ESPECIAIS EM DESIGN


Docentes

  • Daniel Fritzen
  • Titulação: Doutorado
  • E-mail: daniel.fritzen@satc.edu.br
  • Regime de trabalho: Integral
  • Tempo de casa: 18 ano(s)
  • Link Currículo Lates: link lates
  • Pamela Cabreira Milak
  • Titulação: Mestrado
  • E-mail: pamela.milak@satc.edu.br
  • Regime de trabalho: Horista
  • Tempo de casa: 08 ano(s)
  • Link Currículo Lates: link lates
  • Elias Rafael De Souza
  • Titulação: Especialização
  • E-mail: elias.souza@satc.edu.br
  • Regime de trabalho: Integral
  • Tempo de casa: 18 ano(s)
  • Link Currículo Lates: link lates
  • Elton Luiz GonÇalves
  • Titulação: Doutorado
  • E-mail: elton.goncalves@satc.edu.br
  • Regime de trabalho: Horista
  • Tempo de casa: 15 ano(s)
  • Link Currículo Lates: link lates
  • Solange Silverio Bianchini
  • Titulação: Especialização
  • E-mail: solange.bianchini@satc.edu.br
  • Regime de trabalho: Horista
  • Tempo de casa: 13 ano(s)
  • Link Currículo Lates: link lates
  • Diego Piovesan Medeiros
  • Titulação: Doutorado
  • E-mail: diego.medeiros@satc.edu.br
  • Regime de trabalho: Horista
  • Tempo de casa: 15 ano(s)
  • Link Currículo Lates: link lates
  • Rodrigo Casteller Vicentin
  • Titulação: Especialização
  • E-mail: rodrigo.vicentin@satc.edu.br
  • Regime de trabalho: Parcial
  • Tempo de casa: 14 ano(s)
  • Link Currículo Lates: link lates
  • Eduardo Evangelista
  • Titulação: Mestrado
  • E-mail: eduardo.evangelista@satc.edu.br
  • Regime de trabalho: Horista
  • Tempo de casa: 13 ano(s)
  • Link Currículo Lates: link lates
  • Deise Cristina Venson Pessi
  • Titulação: Especialização
  • E-mail: deise.pessi@satc.edu.br
  • Regime de trabalho: Horista
  • Tempo de casa: 12 ano(s)
  • Link Currículo Lates: link lates
  • Vanessa Wendhausen Lima
  • Titulação: Doutorado
  • E-mail: vanessa.wendhausen@satc.edu.br
  • Regime de trabalho: Integral
  • Tempo de casa: 09 ano(s)
  • Link Currículo Lates: link lates
  • Jaqueline Marcos Garcia De Godoi
  • Titulação: Mestrado
  • E-mail: jaqueline.godoi@satc.edu.br
  • Regime de trabalho: Integral
  • Tempo de casa: 15 ano(s)
  • Link Currículo Lates: link lates
  • Manoela De Oliveira Zabotti
  • Titulação: Mestrado
  • E-mail: manoela.zabotti@satc.edu.br
  • Regime de trabalho: Não informado
  • Tempo de casa: 02 ano(s)
  • Link Currículo Lates: link lates
  • Felipe Kanarek Brunel
  • Titulação: Mestrado
  • E-mail: felipe.kanarek@satc.edu.br
  • Regime de trabalho: Não informado
  • Tempo de casa: 04 ano(s)
  • Link Currículo Lates: link lates
  • Rafael Hoffmann Maurilio
  • Titulação: Mestrado
  • E-mail: rafael.maurilio@satc.edu.br
  • Regime de trabalho: Parcial
  • Tempo de casa: 22 ano(s)
  • Link Currículo Lates: link lates
  • Adriana Vecchietti
  • Titulação: Especialização
  • E-mail: adriana.vecchietti@satc.edu.br
  • Regime de trabalho: Horista
  • Tempo de casa: 30 ano(s)
  • Link Currículo Lates: link lates
  • Henrique Stopassoli
  • Titulação: Especialização
  • E-mail: henrique.stopassoli@satc.edu.br
  • Regime de trabalho: Não informado
  • Tempo de casa: 04 ano(s)
  • Link Currículo Lates: link lates
  • Taise Vieira Zachoheski Domiciano
  • Titulação: Especialização
  • E-mail: taise.domiciano@satc.edu.br
  • Regime de trabalho: Não informado
  • Tempo de casa: 02 ano(s)
  • Link Currículo Lates: link lates
  • Caroline Elise Schnack
  • Titulação: Mestrado
  • E-mail: caroline.schnack@satc.edu.br
  • Regime de trabalho: Horista
  • Tempo de casa: 07 ano(s)
  • Link Currículo Lates: link lates
  • Gutemberg Alves Geraldes Junior
  • Titulação: Doutorado
  • E-mail: gutemberg.geraldes@satc.edu.br
  • Regime de trabalho: Integral
  • Tempo de casa: 10 ano(s)
  • Link Currículo Lates: link lates

Matriz atual 4

Preencha o formulário que entraremos em contato para esclarecer suas dúvidas

Onde encontrar
uniformes

LISTA DE FORNECEDORES DE UNIFORMES

CRICIÚMA
Fornecedor Telefone Endereço
Livraria Leila 3438.1926 Avenida Centenário, 460 CEP: 88.804-360
Alexandra Modas 3438.7232 99971.5625 Av. João Ronchi, 640 – Liberdade – Rio Maina, Criciúma – SC, 88817-600
Dudalu uniformes escolar 3444.0002 99954.1722 99696.9795 R. Barão do Rio Branco, 2 – Centro, Criciúma – State of Santa Catarina, 88801-450
Di Fabi 3433.4286 999620684 R. dos Rogacionistas, 101 – Pinheirinho, Criciúma – SC, 88805-310
Livraria Leila 99951.0328 Anexo a SATC
JR Uniformes 3437.8517 99165.6953 R. Cônego Miguel Giaca, 120 – Criciúma – SC, 88801-030
TURVO
Fornecedor Telefone Endereço
Matéria Prima 3525.3778 99914.2944 Rua Angelo Sartor, nº 846, bairro Cidade Alta, no município de Turvo – SC, CEP: 88930-000,