O uso da gamificação no ensino dos futuros engenheiros é tema de publicação científica nacional. O case “Enade Time Attack: um jogo focado na cooperação e no resgate do conhecimento” traz as experiências práticas que foram realizadas com acadêmicos do curso de Engenharia Elétrica da UniSatc.

O artigo é parte do livro “O desafio para formar hoje os engenheiros do amanhã”, organizado por Adriana Maria Tonini e Tânia Regina Dias Silva Pereira, e publicado pela Associação Brasileira de Educação em Engenharia (Abenge). A publicação está disponível para download gratuito (acesse aqui).

No capítulo 2 “Uso de jogos e gamificação para ensino e aprendizagem em Engenharia”, os professores André Abelardo Tavares e Jean Luca Colombo apresentam as atividades desenvolvidas. O jogo Enade Time Attack foi aplicado para auxiliar os acadêmicos na preparação para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

“Este tipo de iniciativa, confirma o comprometimento da UniSatc em utilizar diferentes metodologias ativas de ensino para que os alunos possam aprender mais e de forma mais dinâmica”, ressaltou o professor André Abelardo Tavares.