O fim de semana mais esperado dos fãs brasileiros de Fórmula 1 está próximo. O Grande Prêmio do Brasil irá acontecer de 11 a 13 no Autódromo de José Carlos Pace, localizado em São Paulo. Ao todo mais de 230 mil pessoas já compraram seus ingressos para o evento, sendo assim o maior público de toda a história de Interlagos.

Igual ao ano passado o GP do Brasil foi um dos escolhidos para receber o formato Sprint Race. Na F1 a Sprint é uma corrida de classificação de apenas 100 km, que acontece ao sábado. O resultado define assim as posições de largada da corrida principal no domingo. E o classificatório que antes acontecia ao sábado, neste formato é realizado na sexta-feira.

Na temporada passada o campeão de Interlagos foi Lewis Hamilton. Em um fim de semana histórico, a vitória do heptacampeão fez com que o campeonato de 2021 ficasse muito mais indefinido, levando assim a decisão para a última corrida. Mas neste ano o campeão já está determinado, Max Verstappen conquistou seu segundo título na corrida do Japão.

“Ter um campeão não afeta em nada o público que vai ao autódromo. Eles então lá para ver tudo de perto, independente do resultado. Não é a primeira vez que o campeonato chega ao Brasil já decidido e não vai ser a última”, ressaltou o jornalista especializado em automobilismo Victor Berto.

Este ano está completando 50 anos da Fórmula 1 no Brasil, a primeira edição do esporte no país foi realizada em 1972. Em comemoração a esta data, o ex-automobilista Emerson Fittipaldi será homenageado no evento. Além do bicampeão brasileiro, o alemão Sebastian Vettel também receberá homenagens pois se aposentará nesta temporada.

“Cada ano que passa os ingressos são vendidos mais rápidos, novos setores são criados eles se esgotam rapidamente. Ter uma corrida no Brasil é uma oportunidade que apenas cerca de 20 países do mundo possuem. Para a manutenção da popularidade do esporte no Brasil, é fundamental ter essa corrida aqui, uma vez que não temos um piloto. E seria fatal a saída do Brasil do calendário”, enfatizou Berto.

FOTO: Nelson Almeida