Alunos de todo o Brasil já estão se deparando com as provas do primeiro semestre do ano letivo, mas, depois de dois anos tendo aulas on-line, e agora se readaptando com as aulas presenciais, é preciso trabalhar melhor o foco e concentração durante a hora de estudar.

A psicóloga Sônia Portes deu dicas para evitar distrações quando devemos focar nos estudos. “O maior ladrão da nossa atenção são as redes socais como o Whatsapp e Instagram. Devemos evitar manter o celular por perto quando precisamos focar em uma única coisa, ” alertou.

“Para melhorar nossa concentração, podemos utilizar técnicas de gestão de tempo, para nos organizar, levando em consideração que elas não funcionam igual para todo mundo. É importante persistir em técnicas de respiração e concentração, como a meditação, e manter o poder do hábito, ” indicou a psicóloga.

Segundo Sônia, crianças e adultos se concentram de formas e em tempos diferentes. Uma criança menor, entre 4 a 6 anos, consegue se concentrar por um tempo inferior em relação ao de um adulto, por isso não se deve exigir que ela permaneça focada em uma determinada situação como uma pessoa mais velha ficaria.

“Quando exigimos algo que a criança não pode oferecer, corremos o risco de machucar de alguma forma a autoestima dela, o que pode acarretar em uma série de prejuízos para a vida adulta dela”, alertou Portes.

Conforme a especialista, manter hábitos saudáveis é muito importante para ampliar a disposição. “A prática de atividade física regula nossos neurotransmissores, controla nossos hormônios, e isso nos mantém mais calmos e tranquilos. São fatores que influenciam diretamente na nossa concentração. Serve de exemplo para crianças, também. Devemos incentivar que ela pratique exercícios e que se conheça e entenda seus sentimentos, assim ela mesma pode entender como seu poder de foco funciona”, complementou.