A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca acontece entre os dias 23 e 29 de outubro. Como um gesto comemorativo, estão acontecendo atividades para simbolizar a literatura na biblioteca da Satc. Como um meio “nostálgico”, foi feita uma exposição de poemas, livros antigos e máquinas de escrever para trazer recordações de escrita e leitura de antigamente.

Segundo a bibliotecária Vânia Medeiros Ribeiro, o objetivo é interagir com os alunos e trazer uma recordação de como eram os livros das décadas de 1940 até 1960. “Essa atividade cultural está acontecendo por causa do acervo do museu da SATC, o mesmo ainda não é oficializado, mas está em construção”, ressalta.

Com os computadores, celulares e todos sistemas tecnológicos, a aparência de como eram os livros antigos e o que os escritores usavam para escrever os seus livros é um aspecto curioso para os apaixonados por literatura. Essa atividade mostra a comparação do antigo com o moderno e até onde a tecnologia ainda poderá chegar no futuro.

“O saudosismo é o sentimento que me causa, vivemos na era das bibliotecas digitais e poder trazer lembranças para recontar a nossa história com a literatura, é algo que eu gosto muito como bibliotecária”, assinala Vânia.

A repercussão entre os alunos

 De acordo com Vânia, a exposição está repercutindo com feedbacks ótimos. A interação com as máquinas de escrever está acontecendo de forma frequente. Como o ato de mexer é permitido, eles simulam e brincam que estão escrevendo e com a imaginação eles acabam se divertindo.

Além disso os livros antigos também fazem sucesso, porque muitos alunos não sabem que a própria biblioteca pode ter livros da década de 1940, mesmo com a fragilidade deles é legal trazer e expor para todos verem.