Apesar do tempo quente no último fim de semana, a expectativa é que o tempo mude na região de Criciúma nos próximos dias, passando para a semana mais fria da década. Na madrugada de quinta-feira a temperatura poderá chegar a -2°C, fazendo com que se torne a menor temperatura desde 2000. 

O motivo disso, segundo o Doutor em Climatologia da Epagri de Urussanga, Marcio Sônego é a chegada de uma frente fria acompanhada por uma forte massa de ar polar. 

“Ontem (Segunda) a temperatura chegou em 31°C, mas hoje não passará dos 14°C a tarde e 6°C a noite. A chuva não vai ficar por muito tempo, amanhã já voltaremos a ter tempo bom, porém com as temperaturas ainda estando baixas. Durante a madrugada de terça para quarta podemos chegar a zero grau na região”, relata. 

Esse não será o maior frio da história porque o recorde foi em 1955. Na época os termômetros marcaram -4,5°C, mesmo assim ainda será uma semana com um frio intenso e que irá até sábado. Um frio parecido com este ocorreu em 2016, nesse período a temperatura na região de Criciúma marcou -1°C. 

Semana fria = agricultura prejudicada

Por conta do frio intenso existe uma preocupação na região com possíveis danos em plantações de banana. 

“Como é uma planta de tempo tropical, poderemos ter possíveis danos com o frio. Folhas queimando, até cachos de bananeira. Para quem tem criação de animais, manter os filhotes sempre aquecidos porque os próximos dias serão bem frios” ressaltou Sônego.