No dia 12 de outubro, Siderópolis terá o primeiro evento de cicloturismo. Será realizado em uma parceria entre o Governo Municipal e ciclistas. A saída ocorrerá às 8 horas, na praça da Matrix, tendo um percurso de 35 quilômetros, com passagem pelas localidades das zonas rurais e na Barragem do Rio São Bento, os pontos turísticos da cidade. Interessados em participar, podem se inscrever, gratuitamente, até o dia 11 de outubro.

De acordo com o ciclista Aurélio Pazzeto Neto, vai ser uma experiência diferente. Possibilitando que ciclistas novos pedalem lado a lado com os mais experientes, em uma paisagem diferenciada com segurança e todo apoio necessário.

Importância de pedalar

Aqueles que praticam pedaladas constantes, se beneficiam de diversas vantagens que o ciclismo possibilita. Não apenas em questões de saúde, mas também em quesito de locomoção e, na mobilidade do trânsito urbano. “É um esporte inclusivo e que está em grande ascensão no Brasil. Causou grande mudança na minha vida, melhorou minha saúde, meu corpo e minha mente. Me tornando uma pessoa melhor”, afirma Neto.

Para o ciclista Marcelo Oscar Américo, pedalar auxilia no desenvolvimento do corpo e mente, além de trazer para as crianças boas ocupações. Após pedaladas frequentes ao longo da sua rotina, esse esporte trouxe mudanças de hábitos e melhorou aspectos em sua saúde. Dentre as mudanças, melhorou a alimentação, além de deixar o corpo e a mente em sintonia.

O que o evento proporcionará?

A prática vai ser um dia descontraído para os que já possuem experiência e também para os iniciantes. O evento irá abranger adultos, adolescentes e até as crianças, que terão uma pista só para elas. “É um evento para toda a família e também para os novos ciclistas, sendo uma forma de desafio pessoal. Para os mais experientes, é momento de deixar os treinos de lado e aproveitar uma manhã com mais diversão”, diz Américo.

Por onde começar no ciclismo?

Para os ciclistas, o esporte não possui segredo para começar. É tudo questão de constância todos os dias, e a cada momento é um desafio a ser superado. “Todos nós somos muito mais capazes do que imaginamos”, ressalta Neto.

Tudo é questão de ritmo e, isso cada um tem o seu. O comparativo com outras pessoas só acaba prejudicando ao invés de fortalecer a realização da atividade. “Cada indivíduo tem suas limitações, não tente começar pedalando longas distâncias por que eles já fazem. Sinta o que seu corpo fala e respeite sempre o seu limite. Para o pedal ser prazeroso, você tem que aproveitar cada momento em que pedalar”, finaliza o ciclista Américo.

Foto: Eduardo Schaucoski