O ambiente escolar é um importante ecossistema integrador que possibilita aos alunos, novas experiências e auxilia no desenvolvimento pleno de diferentes aprendizagens. Quando o ensino é compartilhado entre todas as equipes escolares, o trabalho feito em conjunto ganha força e possibilita que novas propostas possam ser realizadas de forma prática. Para contribuir ainda mais com a formação dos alunos, que o Colégio Satc planejou um Ensino Integral focado no desenvolvimento de habilidades que vão além da sala de aula. Durante o período em que não estão no ensino regular, as turmas do 1º ano 9º ano participam de um cronograma especial que inclui o acolhimento, rotina de estudos, momentos de lazer, atividades lúdicas e de interação com os colegas.

A diversificação das atividades didáticas abre portas para novas experiências a cada dia. “Com novas atividades propostas à cada encontro, os alunos são incentivados a desenvolver ainda mais a autonomia e a responsabilidade, onde são divididos horários para organização, rotina de tarefas, tirar dúvidas e a hora de brincar também”, explica a professora da turma do Integral de 4º e 5º ano, Emanuela Toldo.

Com os pequenos do Integral do 3º ano a professora, Deisi Leandro, realiza a recepção e acolhimento dos alunos todas as manhãs, seguindo uma rotina do dia a dia. “Após a chegada de todos, damos início às atividades de leitura, desenho e jogos de interação. Seguimos com o lanche que é acompanhado pela nutricionista da Satc e que incentiva a alimentação saudável, onde há a experimentação de novos alimentos, pois nossos alunos sempre então interagindo entre si e veem o outro saboreando comidas nutritivas”, ressalta.

Para a pequena Gabriela Estevez, o integral fez com ela criasse novos laços. “Aqui eu fiz novos amigos, além da minha turma do 3º ano e o que eu mais gosto de fazer com eles é de estudar e de fazer as oficinas”, declara.

Ensino Integral do 6º ao 9º ano

O Integral promove o acolhimento dos alunos do 6º ao 9º ano que precisam ficar na escola o dia inteiro, proporcionando uma rotina com atividades diferenciadas atendendo essa faixa etária.

“Diante da demanda que as famílias apresentam para deixar os filhos em tempo integral na escola, entendemos a importância de nosso papel frente a organização e sistematização do processo de transformação de informações em conhecimentos e com a convivência em grupo com dinâmicas diferentes daquelas apresentadas em sala de ensino regular”, destaca a coordenadora do Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano do Colégio Satc, Sandra Marcon.

Novos desafios são lançados com objetivo de instigar os alunos a organizar, problematizar e pôr em prática as atividades propostas. “As práticas ocorrem sob a supervisão da professora e da auxiliar pedagógica que desenvolvem o planejamento das atividades levando em consideração que estes alunos estão no Colégio em tempo integral. Assim ressaltamos a importância de propormos situações que envolvam física e cognitivamente os alunos respeitando sua maturidade”, enfatiza a coordenadora.

Além disso, São realizadas atividades de organização de rotinas, como os momentos de estudos dirigidos, atividades esportivas, atividades da Escola de Talentos (para os inscritos), desenvolvimento de projeto integrado (ODS – Inkuba Junior – Resgate do Boi-de-mãe) e SATC idiomas.

Aprendizagem focada na experiência

Com as turmas 1º ao 5 ano, os jogos e dinâmicas desenvolvidas em grupo contribuem com o raciocínio, atenção e com compartilhamento de conhecimento, pois é o aprender o um com o outro, é trabalhar as questões socioemocionais.

“Desenvolvemos o projeto das tarefas, onde cada professora auxilia nos exercícios e atividades em que os estudantes terão que realizar para as aulas regulares. Os momentos de estudos são importantes para a evolução educacional de cada criança, onde eles possuem um tempo a mais para aprenderem os conteúdos e para realizarem as atividades com o apoio de uma profissional a todo momento”, frisa Deisi.

“Eu estou no Integral da Satc fazem seis anos e eu gosto muito daqui, de brincar, de ler e fazer as tarefas, porque a professora sempre estuda com a gente”, conta a aluna, Ana Clara Tezelikis de Aquino.

Incluir as solicitações e decisões dos alunos nos compromissos diários, faz com que eles tenham o sentido de pertencimento na instituição e na turma em que estudam. “Trabalho com eles os combinados feitos no início do ano em conjunto, onde os acordos devem ser cumpridos por todos. Temos um foco importante na alimentação deles, pois é muito significativo para o desenvolvimento corporal e intelectual deles e claro, temos os momentos de recreação com brincadeiras e o da dança que eles adoram”, conta Emanuela.

Projetos e atividades especiais

Para que os alunos compreendam mais a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e conheçam as ações feitas pelo Colégio, quem em 2022 todas as turmas do Ensino Fundamental e Integral irão desenvolver projetos que contribuam com o planeta. “Estamos elaborando um projeto com o objetivo seis ‘Água potável e saneamento’, onde iremos trabalhar a sustentabilidade. Os estudantes farão pesquisas sobre o tema, teremos visitas aqui na Satc no sistema de armazenamento de água da chuva e conhecer o trabalho feito pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan)”, expõe Emanuela.

Cada turma irá trabalhar um dos objetivos, para que todos os estudantes tenham conhecimento sobre cada ponto levantado para melhorar mundo.” Nosso projeto interdisciplinar irá trabalhar com a educação culinária ligada com a redução de desperdícios e produção de lixo, onde estaremos ensinando os pequenos a aprenderam a reduzir, reciclar e reaproveitar. Com materiais arrecadas para a reciclagem, os alunos terão que produzir brinquedos, ligando essa proposta com o ODS 12 ‘Consumo e Produção Responsáveis’, completa Deisi. Além disso, dentro das atividades realizadas, todos os alunos participam de oficinas especiais, como de Tecnologias aplicadas, Futebol, Inglês, Funcional Kids e os pais têm a possibilidade também de incluírem novas aulas, como de Capoeira, Cerâmica e a Banda Marcial.