As disciplinas optativas do curso de Engenharia Mecatrônica da UniSatc são utilizadas para abordar assuntos relevantes e as necessidades do mercado de trabalho e, consequentemente, ampliando as oportunidades para o aluno e mantendo atualizada a matriz. O NDE da Engenharia Mecatrônica, observando as tendências mundiais, iniciou nesse semestre a implementação de um formato diferente aplicado nas disciplinas de Tópicos Especiais I e II.

Serão desenvolvidos os projetos mecatrônicos com ênfase na resolução de problemas, aplicando os conhecimentos em eletroeletrônica e programação, direcionado em circuitos com eletrônica embarcada e técnicas de projeto em placas eletrônicas.

Os projetos são associados aos saberes relativos a projetos mecânicos, como modelagem 3D e processos de fabricação. Com a sinergia das duas disciplinas visa-se a elaboração e execução dos projetos de uma router para placas de circuito impresso e o segundo uma bancada de manufatura para utilização em disciplinas do próprio curso. 

Os acadêmicos matriculados nessas duas disciplinas terão suas atividades pautadas em três pilares sendo: projeto dos equipamentos, implementação e gestão ágil de projetos.

Nas primeiras aulas os professores das disciplinas apresentaram os dois projetos e explicaram quais os principais fatores na composição de uma equipe de engenharia de desenvolvimento e, posteriormente de forma autônoma os acadêmicos dividiram-se em dois grupos de engenharia.

Com os grupos formados e projetos definidos, através de práticas ativas apresentou-se a relevância da gestão correta ágil dos projetos, a fim de, ao final do semestre estarem concluídos e em perfeito funcionamento os equipamentos.

“Tornam-se os professores mentores e os acadêmicos protagonistas do processo, auxiliados na gestão dos projetos através metodologia Scrum.  Após a apresentação, os grupos aplicaram o diagrama de Ishikawa, backlog e implementação de todas as tarefas na ferramenta computacional Quire”, informou o professor Cleber Izidoro. Com a evolução do semestre outras particularidades do Scrum serão implementadas como sprints, plano de contingência, Product Owner, Scrum Master, entre outros.

 “Em meados de 2020 iniciamos um processo de reflexão para identificar oportunidades de aperfeiçoar a formação dos acadêmicos de Engenharia Mecatrônica e, detectou-se a adoção de metodologias ágeis nos principais players industriais e, consequentemente, definirmos um planejamento ágil de implementação no curso, visando proporcionar para os alunos a interação com Scrum, maior autonomia, pensamento crítico e liderança”, disse o coordenador João Mota Neto.

*texto do professor Cleber Izidoro.