O curso de Engenharia Elétrica da Unisatc vai desenvolver um projeto na geração de eletricidade neste primeiro semestre de 2021. Chamado Smart SEP, o projeto será realizado de forma interdisciplinar e vai envolver alunos de diferentes fases e disciplinas. Para viabilizar a integração e a troca de informações entre alunos e professores, o curso firmou parceria com uma empresa canadense que dará suporte à gestão do projeto.   

A iniciativa envolverá as áreas de circuitos elétricos, eletrônica, sistemas de controle, sistemas embarcados e máquinas elétricas. Segundo o coordenador do curso de Engenharia Elétrica, André Abelardo Tavares, são alguns dos pilares do processo de formação do engenheiro eletricista. “Por meio deste projeto, o acadêmico compreenderá a relação entre as diferentes áreas envolvidas e poderá visualizar onde ela será aplicada no sistema proposto”, defende.  

Com o projeto, os alunos deverão trabalhar em conjunto para implementar os diferentes componentes do sistema de potência em escala reduzida, que é constituído de geração e carga, e assegurar o fornecimento constante de tensão dentro do padrão normativo, ou seja, 220 V. “Dessa maneira, cada disciplina será independente uma da outra e o trabalho prático será assessorado por um monitor do projeto, escolhido no começo do semestre”, detalha Tavares.  

Grupo do Canadá dará suporte

O projeto terá suporte da empresa canadense Engineering.com, que facilitará a disponibilização das informações para a visualização e integração entre alunos. “Este grupo mantém a plataforma Make Projects e dará suporte também aos professores para que possam trabalhar de forma adequada no desenvolvimento”, ressalta o coordenador. A parceria foi viabilizada por meio da representante do grupo na América Latina, Gabriela Barreto.

Após a finalização do projeto, os alunos terão a possibilidade de compartilhar o que foi desenvolvido com universidades de outros países e também com o público em geral.