A empreendedora criciumense Laís Zkaya é uma das participantes do “Ideias à Venda”, novo reality show da Netflix com estreia marcada para 9 de fevereiro.

Durante o programa de 6 episódios, Laís apresenta os produtos da marca de sua autoria, a Zkaya moda afro-brasileira, onde ela desenvolve peças inspiradas na cultura e moda africana, concorrendo ao prêmio de R$200 mil junto a outros competidores.

“A Zkaya surgiu a partir de um momento em que eu estava passando por um processo de identificação como mulher negra e também de necessidade financeira, então juntei as habilidades que adquiri desde a infância, como gosto pelo artesanato, costura, desenho e também vindas de cursos, como o de técnico em design, que foi primordial para que eu pudesse utilizar as ferramentas necessárias para desenvolver as estampas da marca”, explicou a CEO da Zkaya.

A empreendedora já marcou presença em outros programas, como o “É de Casa”, da rede globo, mas aceitou o convite para participar do reality pela oportunidade de fazer com que sua marca atingisse outras regiões do Brasil. Os produtos da empresa são produzidos em Criciúma e tem identidade própria, prezando pela compra de materiais oriundos de pequenos produtores, agregando em seu valor.

De acordo com a proprietária da Zkaya, a intenção é trabalhar sempre com pequenos produtores, batalhando para que pessoas em vulnerabilidade social tenham novas oportunidades, e, para realizar esse desejo, o dinheiro e as vendas são importantes, por isso trazer visibilidade para o projeto é necessário. Hoje a marca oferece peças de roupas, bijuterias, calçados, bolsas e bonecas negras. “De alguma forma a Zkaya é um encontro comigo mesma, com a minha negritude e com a minha ancestralidade em conjunto com todo o conhecimento que eu fui somando ao longo do tempo”, contou.

Reality da Netflix estimula empreendedores

Segundo a sinopse lançada pelo canal de streaming Netflix, a cada episódio quatro empreendedores serão apresentados ao público e suas marcas competirão entre si, já que apenas dois participantes irão até a final. 

Quem decide qual marca será merecedora de levar o prêmio em dinheiro é a plateia de 100 pessoas, que estará presente no episódio final do programa. Os proprietários das marcas terão de convencer não só os jurados, mas os espectadores também.

“Aprendi muitas coisas durante o reality show, foi com a participação no programa que mudei alguns processos de produção, venda e divulgação e transformei o pior mês de vendas no melhor do ano. Se não fosse por essa oportunidade, a marca provavelmente não existiria mais”, completou Laís Zkaya.