Na hora de votar é fundamental que o eleitor leve um documento de identificação oficial com foto, pois a apresentação do título no dia da eleição não é obrigatório. Nas Eleições 2022, o eleitor vai votar para presidente, governadores, senadores, deputados federais, estaduais ou distritais.

Será aceito a identidade, carteira de motorista com foto, certificado de reservista, carteira de trabalho, passaporte e a identidade funcional emitida por órgão de classe. Esses documentos só podem ser usados se a data de validade não estiver vencida. Não será aceito a certidão de nascimento ou de casamento.

É permitido levar um papel com os nomes, números e partidos dos candidatos que for votar. A Justiça Eleitoral recomenda levar essa “cola” para facilitar e agilizar a votação. 

Celulares, máquinas fotográficas, filmadoras ou qualquer outro instrumento que possa comprometer o sigilo do voto são proibidos de levar. O primeiro turno das eleições de 2022 ocorre dia 2 de outubro. A realização de segundo turno, caso seja necessário, ocorre dia 30 de outubro.

E-Título facilita processo nas eleições 2022

Foto: Divulgação TRE.

O aplicativo é uma versão digital do título de eleitor que permite que a pessoa visualize o número do documento de votação, justifique o voto e consulte as informações cadastradas na Justiça Eleitoral.

O e-Título permite que os eleitores apresentem apenas o perfil no App para ingressar na seção eleitoral e exercer direito ao voto.

Esta ferramenta só poderá ser utilizada como documento de identificação se a pessoa já tiver feito o cadastramento biométrico na Justiça Eleitoral. Pois a foto do eleitor só vai aparecer se tiver feito esse cadastro. Caso ainda não tenha realizado será necessário levar um documento com foto.