Sexta-feira (5) é o Dia do Profissional de Design. Um dia feito para homenagear todos aqueles que realizam desde uma simples ilustração até a construção dos banners que ficam localizados aos arredores das cidades. Essa área possibilita grande liberdade de comunicação no processo criativo, e com o crescimento tecnológico e aumento nos programas utilizados pelo profissional, a popularidade para esse mercado de trabalho, atualmente, está em crescimento.

Segundo o acadêmico do curso de Design Alan Silveira da Silva, que já atua na área, o curso lhe chamou atenção pela grade curricular e também porque as demandas são amplas. Percebeu que todo conhecimento agregado na sua vida era Design, desde se sentir confortável em uma cadeira com o Design de Móveis até conseguir observar a construção de um anúncio nas ruas com o Design Gráfico.

 “A amplitude do Design é grande e hoje em dia a necessidade de um designer só aumenta nas empresas e em qualquer lugar. Há várias áreas de atuação e possibilidades de trabalho autônomo. Mas o Design para servir o ser humano usando as suas ferramentas para ajudar e deixar as pessoas mais desenvolvidas é o que me atrai como estudante, o que faz eu querer seguir essa área no futuro”, ressalta.

Já para a acadêmica do curso Vitória Trichês de Souza, o gosto pela área veio no técnico de Comunicação Visual. Através do curso, a estudante teve conhecimento dos programas e das técnicas no processo de criação, na parte criativa e no processo de pesquisa que são usados hoje na faculdade. E essa experiência foi um fator decisivo para a certeza da sua escolha.

 “Gosto do Design porque lida com a resolução de problemas, auxilia na transmissão de mensagens, conexão de ideias e a suprir necessidades. Se olhar à sua volta tudo tem uma mãozinha de um designer. Também por ser tímida, me acostumei a usar sempre linguagens não verbais ou escrita para me comunicar. Acredito que isso faz o Design ter impactos positivos na minha vida”, pondera.

Para os profissionais e acadêmicos essa área é moderna e está presente no dia a dia. Consegue ajudar as pessoas facilitando suas vidas com um bom produto, ou auxiliando na melhor escolha com uma boa gestão de marcas. Além de ter um mercado de trabalho amplo, com prática em áreas como editorial, ilustração, edição de vídeo, cerâmica e têxtil.

 O designer conquista muitos conhecimentos, o que abre possibilidades a serem exploradas. “Tenho vontade de aprender tudo. Mas acho que mais importante do que o segmento a escolher no futuro, é a conexão que devo ter com a mensagem do produto ou serviço que vou prestar. Se acreditar no que vou trabalhar, vou amar fazer e sempre farei da melhor forma que puder”, finaliza Vitória.